Startup indiana desenvolve tinta através de ar reciclado

30 de setembro de 2016

Jefferson Vidal


A péssima qualidade do ar é um problema enfrentando e grandes metrópoles ao redor do mundo. Esse mesmo problema foi inspiração para a invenção da startup indiana Graviky Labs, da cidade de Bangalore, que desenvolveu um processo de conversão do carbono do ar poluído para a criação de tinta, nomeado de Air Ink.

O processo é feito em 3 etapas, e todos os equipamentos e tecnologias utilizados são patenteados pela empresa, sendo a primeira adaptação do Kaalink no escapamento de automóveis.

1469605454

Após isso, a fuligem recolhida do veículo passa por vários processos de retirada de substâncias, deixando apenas o carbono purificado que é utilizado para fabricar as tintas.

A Graviky Labs ainda não disponibilizou suas tintas comercialmente, mas a marca pretende desenvolver o processo para diversas finalidades e capturar pigmentos de outras cores (atualmente a única cor disponível é a preta).

Confira abaixo o vídeo de uma ação realizada pela Gravky Labs em parceria com a marca de cerveja Tiger Beer (Heineken Asia-Pacífico), onde a tinta é utilizada para grafitti e street art:

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook