Spots Publicitários: paisagem sonora e a importância de um ouvido crítico e pensante

7 de setembro de 2015

Por Andrew de Almeida, aluno de Produção Multimídia


No dia 18/08, recebemos o Prof. Rui Granado para realizar um workshop na II Semana da Comunicação da FAPCOM. Com a sala cheia de aspirantes a publicitários e radialistas, ele apresentou um workshop sobre Spots Publicitários, abordando conceitos de paisagem sonora e sobre a importância de se desenvolver um ouvido crítico e pensante.

07-09 (1)

Spot: é uma peça sonora onde se usa a interpretação humana (um ou mais locutores) e elementos sonoros (músicas, efeitos especiais) para a construção de uma peça sonora pensada para o veículo do rádio.

Durante a palestra houve interação dos alunos falando sobre suas experiências e trabalhos acadêmicos realizados, em que eles contavam as dificuldades e como chegaram ao produto final. Além disso, foi proposto um desafio para os alunos no qual eles se dividiram em grupos a fim de criarem um spot para uma marca de cosméticos. Animado, o Profº Rui Granado comenta que ficou muito surpreso com o desempenho dos grupos:

“No geral, achei que a turma respondeu bem ao conteúdo apresentado. Levando em conta que, em apenas 3 horas, discutimos e falamos sobre diversos aspectos da produção de spots, senti que eles assimilaram e compreenderam de forma efetiva os tópicos apresentados, assim como as técnicas e principalmente a diferença entre a linguagem impressa e a radiofônica. Gostei bastante do resultado final”.

07-09 (2)

Sua apresentação despertou muito a curiosidade e o senso crítico de seus participantes, os ajudando muito durante a execução do exercício, além de ter deixado o gostinho de “quero mais” em todos que participaram.

 

E você perdeu o workshop e se interessou pelo tema? Então não deixe de sugerir ao coordenador de sua habilitação para que o tema seja abordado novamente, pois a faculdade sempre traz eventos como o da Semana de Comunicação, recheados de workshops e palestras interessantes para você!

 

Fiquem ligados e não deixem de participar nos próximos!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook