Saiba como evitar o Bloqueio Criativo

9 de novembro de 2016

Larissa Costa


Em alguns momentos, criar um texto, uma peça de arte, ou fazer um esboço de algum projeto parece uma tarefa quase impossível. É como se nossa criatividade tivesse desligado de repente. Isso é o chamado “bloqueio criativo”- quando por alguns minutos, horas ou até dias, nossa mente deixa de criar com a mesma facilidade de antes, por falta de inspiração ou imaginação, por exemplo.

Esse é um problema muito comum, na verdade. A boa notícia é que existem métodos para lidar com isso. Veja alguns:

bloqueio-criativo-01

Deixe as ideias livres

Fazer um brainstorm pode ser de grande auxílio. Deixar as ideias saírem sem pretensão ou julgamento, faz com que a mente trabalhe de forma mais livre.

Modo de Fazer

Não existe uma fórmula pronta para ter ideias. Mas para quem não tem a mínima ideia de por onde começar, um passo a passo talvez ajude. E claro, também não precisa ser na ordem abaixo. Saiba apenas que são dicas eficientes.

1-    Preparação: momento de fazer pesquisas e estudar sobre o tema a ser trabalhado. Isso pode dar o insight que você precisa e claro, gerar mais bagagem.

2-    Incubação: é quando as ideias surgem subitamente, mas depois de um longo processo de aprendizagem. Ex.: quando você está em um momento descontraído, e surge a memória de algo que pode ser aproveitado agora, para um projeto, talvez. Isso só foi possível porque você teve um processo de armazenamento e melhoria daquela ideia, e talvez agora seja o momento propício para usá-la.

3-    Validação: é possível que a maior parte das suas ideias sejam realmente incríveis, mais será que são viáveis? Analisar as condições de tempo disponível, quantidade de trabalho, investimento e outros fatores, é importante para tirar a ideia do papel e fazê-la existir de verdade.

size_960_16_9_dardo-no-alvo2

Foco e Concentração

Participar de vários projetos ao mesmo tempo pode ser interessante, mas exaustivo também. Não dá para liberar a criatividade pensando em um monte de coisas de uma só vez. Por isso é importante ter foco, separar cada projeto e entender suas limitações. Assim fica mais fácil trabalhar em cada um com toda dedicação possível.

Você pode dividir seu tempo utilizando a técnica Pomodoro durante um dia, por exemplo: Concentrar-se numa criação de 60 a 90 minutos e pausas de 10 a 15 minutos, ao invés de gastar horas seguidas em busca de uma mesma solução.

Perigo

Ficar pensando durante muito tempo sem parar gera um cansaço mental elevado. Além disso, passar muito tempo em frente ao computador para tentar executar uma ideia é prejudicial a sua saúde física. Portanto, não se esqueça das dicas do item anterior e também relaxe o corpo, medite, concentre-se em uma música ou bebida boa nas horas de descanso. Pode ter certeza que um corpo relaxado e uma mente tranquila trabalham juntos, com mais empenho.

henrique_funil

Autoanálise

Tentar pensar sobre o problema do bloqueio criativo é outra solução. Ao analisar os motivos que te fazem ter esse “branco”, pode ser que você consiga compreendê-los e eliminá-los mais facilmente, ou pelo menos descobrir alternativas.

Use essas dicas a seu favor na hora de produzir. E se tiver outras, deixe nos comentários. =D

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook