Robotização da política na Internet

23 de Maio de 2014

12-01 - Blog

As redes sociais foram um marco na história da Internet e das telecomunicações. Com elas, qualquer pessoa se tornou capaz de produzir conteúdo e divulgar, propagar, esse conteúdo dentro da rede, se tornando uma grande aliada para debates políticos, sociais, ou de puro entretenimento. Porém a forma de produção de conteúdo das redes sociais e a maneira com que as informações circulam facilmente na rede podem ser usadas para manipulação de informações.

Um desses casos é o da robotização da política na Internet, um assunto muito debatido ultimamente. Pessoas, ou empresas terceirizadas, muitas delas na China, criam perfis falsos nas grandes mídias sociais, como Facebook e Twitter, e propagam mensagens falsas contra adversários políticos.

A propagação desses usuários falsos é tão grande, que muitas vezes  acabam moldando a opinião de pessoas verdadeiras, que acreditam estar a frente de uma informação confiável.

Com o período de eleições chegando, muitos acreditam que os robôs serão os maiores comentaristas nas Redes Sociais, criando um movimento  antidemocrático.

O Facebook se manifestou em relação ao assunto, dizendo que tomaria providências severas com quem fizesse uso dessas práticas.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook