Reparou que a nova sala de estudos na FAPCOM tem móveis feitos com paletes?

29 de agosto de 2016

Fernanda Iarossi


Anote as dicas para copiar a ideia e decorar reaproveitando caixas de madeiras que são descartadas em feiras, supermercados e por indústrias em geral.

13653376_1014265001975486_6935855887728800081_o
Todo mundo que passava numa das “esquinas” no -1, entre os laboratórios de informática 3 e 4 no 1º semestre, ficava curioso para saber o que seria no novo espaço disponível.

O resultado apareceu agora na volta das férias: uma nova (e moderna) sala de estudos de Relações Públicas. Além de ser um novo local para ampliar a interação e a troca de conhecimentos, tem um diferencial: os móveis são feitos com paletes – aqueles caixotes que servem para transportar frutas, legumes ou mercadorias nas feiras, supermercado, comércios e indústrias. Uma forma sustentável de dar um novo destino a peças de madeiras que seriam, normalmente, descartadas. Este material veio da gráfica da Paulus e foi reformado para virar mesas, banco e prateleiras para o novo espaço.

13925461_1014264691975517_8962156715368592762_o

Se gostou da ideia e quer tentar fazer uma mesinha, um banquinho, armário com caixotes reaproveitados, anote as dicas a seguir.

A arquiteta Isabela Silvestre indica alguns cuidados para o melhor aproveitamento destas peças. “Saber a procedência da peça, se foi utilizada como transporte de produtos nocivos à saúde é essencial”, recomenda.

Ela explica também que, em sua maioria, os paletes são feitos de eucalipto ou pinus e, antes de reaproveitá-los, é necessário tratar. “Existem produtos impermeabilizantes ecologicamente corretos que protegem a peça evitando que a mesma absorva a umidade e acabe apodrecendo”. Entres as opções, há selantes como o verniz comum, que ajuda neste efeito, e produtos específicos como resina, que selam a madeira contra a umidificação. Há ainda tintas que já têm compostos impermeabilizantes.

Antes de aplicar, o ideal é lixar a peça para uniformizar a superfície e evitar que pedacinhos da madeira fiquem soltos. Para manter a cor original, verniz transparente ajuda a fixar o estado natural da peça.

Outra dica se precisa cortar e remontar os caixotes é com os pregos para que fiquem firmes. A ideia ajuda a montar peças modulares, como bancos e sofás. Para estas peças, acabamento com tecidos, almofadas garantem cor.

Veja mais em: 50 ideias criativas para transformar paletes em móveis e objetos de decoração  


O que achou das novas salas de estudos com móveis recicláveis? Conte pra gente!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook