Quão significativa é a influência das redes sociais?

16 de abril de 2015

Por Yasmim Aguiar


influencia redes sociais

O quão significativo é a influência das redes sociais? Em países como os Estados Unidos, as redes sociais têm influenciado em disparado – e não demora até que isso aconteça no Brasil.

Segundo pesquisa do IBOPE de 2013, o Brasil tem 105 milhões de usuários com acesso à internet, e este número aumenta a cada ano. Outros dados do IBOPE revelam que 87% dos brasileiros acessam as redes sociais e gastam em média 58 horas por mês navegando pela web, aumentando de acordo com a escolaridade.

Com o fácil acesso à internet, blogs, redes sociais, e várias outras ferramentas, um novo usuário é formado, alterando a teoria da comunicação em que o receptor apenas recebia a mensagem. Hoje em dia o mesmo indivíduo que recebe a mensagem também a produz e ainda pode compartilhá-la. Nesse cenário em que todos têm vez e voz, os meios de comunicação deixam de ser os únicos formadores de opinião.

A democratização da informação através das redes sociais e suas implicações nas relações humanas são um caminho sem volta, de acordo com o filósofo argentino Nestor Canclini. E você, o que acha sobre tudo isso?

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook