Projeto reflete sobre o uso do jornal (e outras tecnologias) no cotidiano escolar

20 de Maio de 2015

Por Gleice De Divitiis


Desde fevereiro deste ano, os alunos do terceiro semestre do Curso de Licenciatura em Filosofia (matutino e noturno) estão empenhados em mostrar que o jornal (em especial, os periódicos locais) pode ser um recurso didático significativo para a reflexão e a consolidação do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se do projeto “Múltiplas Linguagens na Escola – FAPCOM”, que tem como intuito principal criar a chance de discutir acerca da utilização dos veículos de comunicação no cotidiano escolar.

100_0101

Em 2015, o projeto está vinculado à disciplina Práticas Pedagógicas III, ministrada pela Professora Ms. Gleice De Divitiis e é realizado em parceria com a Escola Estadual Major Arcy, localizada no bairro da Aclimação.

Às sextas-feiras, os alunos da Major Arcy (matriculados na disciplina eletiva Jornalismo e Mídia), sob a supervisão dos docentes Marisa B. Orifisi e Felippe Antonio B. Silva e dos estudantes da FAPCOM, refletem e criticam acerca do que é veiculado pelos meios de comunicação, produzem textos diversos e matérias jornalísticas relativas à escola e arredores que, posteriormente, são postados em um blog.

Clodoaldo Arruda, aluno da FAPCOM, salienta que “o projeto ‘Múltiplas Linguagens’ surge como uma oportunidade única para nós, da Licenciatura, de já estarmos em sala de aula dialogando, ao mesmo tempo, com professores mais experientes e com os alunos, possibilitando um micro laboratório prático de como planejarmos e ministrarmos aulas”. O também estudante da FAPCOM, Keller Reis Figueiredo, revela todo o seu entusiasmo em participar da iniciativa: “É uma experiência interessante, que demonstra a possibilidade e a capacidade de desenvolvimento de habilidades de um grupo de alunos, que iniciou as atividades partindo do zero, sem formação jornalística. Eu entendo como filósofo, que foi construída uma janela para o mundo. Há a possibilidade de ampliar as atividades, trabalhar os conteúdos que são postados no blog, criar mecanismos de reflexão de ideias, emitir opiniões com o objetivo de dar sentido ao período de aprendizagem e estudo vivenciado pelos alunos. É com motivação, alegria e otimismo que avalio o projeto ‘Múltiplas Linguagens’ em desenvolvimento. É uma forma de se construir a história de uma existência nesta vida. Deve continuar e ser ampliado”.

Os resultados iniciais do projeto “Múltiplas Linguagens na Escola – FAPCOM” podem ser visualizados no blogMajorianos.

100_0103

100_0104

 

 

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook