Projeto colaborativo visa revolucionar a vida das crianças

14 de outubro de 2014

EnablingFuture_destaque - blog

A globalização é o conceito de que todas as pessoas do mundo estão conectadas e as fronteiras acabam diminuindo. E, empreender hoje em dia também supera limites que antigamente eram impossíveis.

O projeto “E-nabling the future” (ou E-nable) é exatamente sobre isso, um movimento mundial cujo objetivo é distribuir as informações necessárias para a produção de próteses infantis de baixo custo, a partir da tecnologia de impressão 3D. São voluntários de todo planeta que contribuem para o projeto: engenheiros, artistas, fisioterapeutas, designers, professores, comunicólogos, famílias inteiras, ou seja, todos aqueles que querem fazer a diferença.

Ao acessar o site do projeto, em inglês, você já se sensibiliza com algumas imagens de crianças com as próteses. Lá, é possível encontrar modelos detalhados para download bem simples e que são muito divertidas, inspiradas em super-heróis.

Em um caso brasileiro, Marcelo Botelho, estudante de engenharia mecânica, usou o site para construir uma prótese para o garoto Kelvin. Marcelo partiu do modelo “Cyborg Beast” disponível na plataforma, e o adaptou para uma versão inspirada em Ben 10, herói favorito do menino.

Atualmente, Botelho está a procura de pessoas ou recursos para ajudar a aumentar o projeto no Brasil. O grande empecilho do crescimento dessa ideia nacionalmente é o custo da impressão 3D por aqui, que precisa ficar mais acessível. Confira esse vídeo sobre o caso de Marcelo e Kelvin e não deixe de entrar no site oficial do projeto para saber mais detalhes!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook