Professor ambulante e a aula que viralizou na rede

5 de setembro de 2016

Larissa Costa


Imagine só, você acaba de tomar o ônibus para ir ao trabalho ou à faculdade, como todos os dias, sem esperar novidades. Então, um rapaz te entrega um panfleto e começa a dar aula ali mesmo, no ônibus. Essa é a história de Eduardo Varandas, paraense, 24 anos, estudante de Ciências Sociais que por conta do desemprego teve a brilhante ideia de levar educação aos viajantes de Belém.

noticia_113280

Sua estratégia é entregar um panfleto com as informações da aula que ele irá ministrar, em seguida explica resumidamente o conteúdo, com muito carisma e didática. Isso tudo com tempo contado – cerca de apenas 5 minutos – e colaboração de seus alunos, que interagem com ele respondendo suas perguntas. Ele pede uma contribuição financeira e quem pode o ajuda.

Em agosto, Alexandra Abodn (usuária do Facebook) publicou na rede social sobre a experiência de ter tido essa aula diferenciada, além de falar um pouco sobre Eduardo. A partir daí a postagem e os vídeos em que o professor aparecem, bobaram. O texto dela já soma mais de 300 mil curtidas e quase 50 mil compartilhamentos. Por sua vez, o canal de YouTube do professor já possui mais de 500 mil visualizações e vários comentários de incentivo e parabenização.

Eduardo fez um vídeo agradecendo a todos pela ajuda. Ao que parece oportunidades surgiram para ele. E, segundo o futuro professor de Sociologia, a ideia é fazer (em breve) mais vídeos sobre conteúdos para o ENEM.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook