Playax nova plataforma de inteligência musical

27 de Fevereiro de 2015

Por Yasmim Aguiar


Dois brasileiros criaram o Playax, plataforma que mapeia a música que toca em rádios, TV’s e sites simultaneamente, com o objetivo de identificar automaticamente as músicas que estão tocando e, a partir destes dados, gerar relatórios e análises detalhadas sobre o artista, o público e a própria fonte emissora.

DSC5708

Playax promete revolucionar o mercado da música como conhecemos. Ainda em sua versão beta, Juliano Polimeno e Daniel Cukier, criadores da plataforma, explicam que “A versão beta que colocamos no ar contém a infraestrutura básica da plataforma que já oferece informações que permitem, por exemplo, identificar as cidades com maior potencial para receber um show do artista e desenvolver ações promocionais diretas. Nossa meta é ativar esses dados para criar um marketplace que possa conectar o ecossistema da música, além de auxiliar no gerenciamento de direitos autorais. Queremos transformar a inteligência em ação e essa em oportunidades de receita para todos os envolvidos na cadeia produtiva”.

No ar desde o ano passado, a plataforma foi uma das selecionadas para o programa “Startup & Makers Camp”, além de já ser utilizada por músicos de peso, como, Fernanda Abreu, Ivan Lins, Frejat e Jorge Vercilo. Só para se ter uma ideia, atualmente, a Playax é capaz de mapear simultaneamente mais de 5 mil rádios e webrádios, 40 canais de TV e 50 sites, identificando mais de 300 mil músicas.

PLAYAX 1

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook