Por Lucas Fernandes
Quem nasceu nos anos 90 com certeza se lembra da grande empresa Italiana Parmalat, que marcou época pela campanha “Mamíferos”. A ação criada pela agência DM9 trazia como protagonistas crianças vestidas de animais e ficou fixada na mente do público pelo bordão: tomou? Logo surgiu a promoção dos bichos de pelúcia que consistia em: o cliente juntar 20 códigos de barras de produtos Parmalat e com mais R$ 8,00, poderia trocar por um bichinho da série.
A coleção começou com 12 animais e chegou ao final com 21. A veiculação durou três anos e distribuiu 15 milhões de exemplares. Tal sucesso não foi páreo para a crise que ocorreu na empresa no ano de 2003, por crimes fiscais. Em 2007, reestruturada, a Parmalat recriou a campanha com a chamada “Os mamíferos cresceram”, dando visibilidade novamente à empresa.
Em 2015, já controlada pela multinacional francesa Lactili, a empresa volta com a campanha apostando na nostalgia para atrair o público brasileiro. A ação será veiculada na TV, na mídia impressa e pela internet, nas redes sociais. A campanha, com o conceito “Todo mundo é fã de Parmalat”, também vai lançar um aplicativo chamado “Mamificator”, que permite transformar os usuários em um dos mamíferos. A empresa ainda estuda formas de relançar as pelúcias.