Palestra: O futuro das marcas na era Transmídia

28 de março de 2014

oioi

Durante a palestra na II Mostra FAPCOM de Tecnologia, Rodolfo de Oliveira e Rodrigo Arnaut falaram sobre “O futuro das marcas na era Transmídia”.

Podemos definir Transmídia de forma clara e objetiva como a transmissão de uma mensagem ou história através de várias mídias. Significa que as diferentes mídias (os meios) irão transmitir diferentes conteúdos (as mensagens) para o público (o receptor), mas de forma que os diferentes meios se complementem.

As redes sociais são responsáveis por facilitar as ações transmídiaticas e atualmente o Brasil é um país que fica em 1º lugar de comentários de problemas nas redes sociais.

Henry Jenkins (MIT/EUA, 2003) disse: “uma história transmídia se desdobra através de múltiplas plataformas de mídia; cada qual com um novo texto, fazendo uma contribuição distinta e valiosa para o todo”.

As marcas devem de se tornar interessantes para que as pessoas queiram ouvir suas histórias. É necessário conteúdo envolvente, múltiplas plataformas utilizando o melhor de cada ferramenta, saber gerar interesse, conseguir visibilidade, permitir que novos conteúdos sejam produzidos em outras plataformas e alcançar resultados maiores e êxito de visualização.

Existem diferentes tipos de mídia:

  • Multimídia – cópia de conteúdo/ comercial de TV de 30 segundos / Áudio – Rádio;
  • Crossmídia – participação audiência, votação SMS – Não tem algo novo;
  • Transmídia – roteiro novo para rádio/ notícia mais adaptada para o meio.

No final da palestra foi dado um passo-a-passo de mapas de multiaudiência /multiplataforma que segue abaixo:

1-      Storyworld/IP (Roteiro – Registro Biblioteca Nacional);

2-      Personagens;

3-      Audiência;

4-      Plataforma de mídias;

5-      Timeline;

6-      Parceiros e pitching.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook