Outubro Rosa alerta para a prevenção e combate ao Câncer de Mama

22 de outubro de 2014

Por Bárbara Romero

outubro-rosa

O mês de Outubro é marcado pela luta contra o Câncer de Mama. A campanha “Outubro Rosa” surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, com o intuito de conscientizar mulheres de todo o mundo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que atinge mais de 55 mil mulheres por ano, só no Brasil.

O câncer de Mama caracteriza-se pelo rápido crescimento de células que se multiplicam de maneira incontrolável e resultam na formação de tumores na região mamária. O desenvolvimento da patologia está relacionado a fatores hereditários e ao estilo de vida da pessoa: sedentarismo, obesidade e abuso de álcool, por exemplo, estão entre os perigosos hábitos que podem desencadear o problema. Profissionais da saúde vêm trabalhando fortemente na prevenção do Câncer de Mama. Algumas estratégias buscam educar as mulheres para o reconhecimento dos sintomas e as encorajam na busca do tratamento correto.

A autopalpação também é uma grande aliada no diagnóstico. Estima-se que 35% das mulheres descobriram ter Câncer de Mama por meio do autoexame, que possibilita identificar alterações e inchaços nos seios, irritação na pele, dor nos mamilos, saída de secreção e caroço nas axilas. É válido ressaltar que a descoberta casual de uma anormalidade nos seios não isenta a mulher de procurar cuidados médicos e, principalmente, de realizar a mamografia, exame imprescindível para a detecção do tumor, que pode ser maligno ou benigno.

O Amigas do Peito reúne histórias, mensagens de apoio e orientações de várias mulheres que sofreram e superaram o câncer.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook