As marcas passaram a entender as redes sociais com mais profundidade quando passaram a adotar o timing certo para suas publicações. O “timing” é algo que surgiu com a geração que se alfabetizou na década de 1990, quando a internet começou a dar seus primeiros passos. Essa geração, sempre sobrecarregada de informações, aprendeu a filtrar informações de uma forma muito superficial, sempre dando preferência ao que é mais novo. Com o tempo, essa característica foi sendo adaptada nas redes sociais, dando forma aos “Trending Topics” no Twitter, por exemplo, que visa sempre mostrar o que é mais falado naquele momento específico.
Ao perceberem essa particularidade das redes sociais, as grandes empresas começaram a criar estratégias de comunicação nas redes, utilizando acontecimentos marcantes e recentes. Elas começaram a fazer brincadeiras leves e divertidas, para tentar engajar o máximo de pessoas possível e os resultados têm sido excelentes. O caso mais recente é o da mordida do atacante uruguaio Luís Suarez no zagueiro italiano Chiellini. Inúmeras marcas brincaram com o acontecimento para atrair pessoas para seus produtos e para conhecer mais sobre a marca. (Abaixo, você encontra algumas imagens de como a mordida repercutiu).
O “timing” é importante por “dar brecha” para mensagens serem propagadas mais facilmente, porém, é necessário levar algumas coisas em consideração antes de avaliar se sua marca deve ou não utilizar certos acontecimentos para a comunicação. Um exemplo de “timing” difícil de lidar foi o do beijo entre Niko e Felix na última novela das nove, da Rede Globo. Muitas marcas não citaram essa cena em suas redes sociais, por uma análise de seus públicos e poderia trazer mais problemas do que respostas positivas, caso a cena fosse citada.
O “timing” é muito bom, mas é necessário ser crítico em relação à sua comunicação, a mensagem a ser transmitida, e seu público, que receberá a mensagem. Levando isso em consideração, já foi provado que o resultado pode ser bastante positivo.
“Suarez terá que usar isso pelo resto da Copa do Mundo”
“Quando você pensava que era seguro jogar contra o Uruguai!”
“Te satisfaz mais que italiano”
“Mastigue um Trident. Não jogadores de futebol”
“Oi Luis Suarez, se estiver com fome, venha dar uma mordida em um BigMac ;)”