O uso das Redes Sociais para o bem

31 de agosto de 2015

Por Daniela Guimarães


Atualmente, é muito difícil conhecer alguma pessoa que não tenha conta em pelo menos uma rede social. Com tantos usuários, muitas vezes não podemos controlar todo o tipo de conteúdo a que somos expostos e, infelizmente, nos deparamos com publicações racistas, que expõem a intimidade dos outros e que praticam bullying com base em gostos e escolhas das pessoas.

Mas, felizmente, opondo-se a toda essa maldade, também vemos muitos atos solidários, que já mudaram, e ainda podem mudar a vida de muitas pessoas. Não seria incrível um mundo onde todas as publicações fossem utilizadas para fazer o bem? Um bom exemplo disso, foi o que o carteiro Ron Lynch fez.

Ao se deparar com o carteiro fazendo suas entregas, Matthew Flores decidiu perguntar se Ron teria alguns folhetos ou papeis que seriam descartados para que, assim, ele pudesse ler coisas novas. Ron ficou surpreso com a situação e orientou o garoto de 12 anos a procurar uma biblioteca para que pudesse aprimorar sua leitura, mas a resposta de Matthew foi que sua família não podia pagar pelas passagens de ônibus que o levariam até a biblioteca mais próxima ou comprar livros e, por isso, ele lia coisas que achava no lixo.

Comovido com a situação, Ron utilizou seu Facebook para fazer um apelo a sua rede de amigos. Hoje essa publicação já conta com mais de 16 mil compartilhamentos e 15 mil curtidas:

Matthew 3108 - 01

“Amigos do Facebook, esse é Matthew Flores. Hoje, enquanto eu entregava correspondência em seu edifício, eu o vi lendo anúncios publicitários, e então ele me perguntou se eu teria algum tipo de correspondência extra que ele pudesse ler. Ele me disse que seu desejo era ter livros para ler. Eu disse para ele que a biblioteca teria um monte de livros, mas ele respondeu que seus pais não tinham carro e não poderiam pagar pelas passagens de ônibus. Então… vamos dar alguns livros para esse garoto de 12 anos! Vamos ajuda-lo! Eu ganhei muitos livros quando era criança, e é o tempo de ajudar alguém! Por favor, compartilhe e vamos dar para ele muito material para leitura! A maioria das crianças em sua idade querem eletrônicos! É muito bom ver seu desejo, e você deveria ter viso seu sorriso quando eu disse que poderia ajudar! Ele está contando comigo, então, eu estou contando com você!”.

O resultado dessa corrente do bem? O post do carteiro Ron montou uma biblioteca dentro da casa Matthew com mais de 300 exemplares que foram enviados não só dos Estados Unidos, mas também do Reino Unido, Austrália e Índia.

Matthew 3108 - 02

“Quando disseram: ‘Esses livros são para você’, pensei que fosse um engano, mas, afinal, eram mesmo meus. Estou muito feliz. ”, disse Matthew a uma rede de tv local. O garoto prometeu ler todos os livros que ganhou e depois compartilhá-los com outras crianças. E para isso, ele já sabe que pode contar com a ajuda de Ron.

Mail Carrier Ron Lynch, sits with Mathew Flores Sunday, July 26, 2015, in Sandy, near a book shelf now full of books that have been given to Mathew. Mathew approached Ron while he was delivering mail and asked if he had anything he could read.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook