O que a Copa tem a ver com a Forever 21

1 de julho de 2014

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Recentemente, a Forever 21, uma marca de moda jovem, inaugurou duas lojas no Brasil, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. Em ambas as lojas, as duas primeiras semanas foram de frenesi em busca das peças nas araras, com horas de fila para entrar na loja e mais horas e horas de espera no caixa. Segundo informações do Jornal Estado de São Paulo, a loja tinha interesse em entrar no Brasil há mais de 5 anos, mas por quê eles escolheram vir apenas em 2014? Três palavras: Ano de Copa.

Claro que, mesmo com a Copa do Mundo se tornando uma realidade no Brasil, nosso país está em perceptível desenvolvimento, e com um aumento cada vez maior em sua visibilidade internacional, indo além dos megaeventos esportivos. O Marco Civil da Internet é um exemplo de como nossas políticas internas estão mais avançadas do que muitos países europeus, e até mesmo os EUA nesse aspecto.

Além disso, vale acrescentar que a loja teve diversos problemas para entrar no país, também revelados pelo Estadão. Os representantes internacionais da marca tiveram uma grande dificuldade para encontrar um parceiro comercial que poderia viabilizar a vinda da marca para o Brasil. Eles tiveram que fazer um acordo financeiro com um empresário do Panamá para conseguir o contato específico que precisavam. Vocês podem conferir a matéria da Exame com o Estadão aqui.

Porém, mesmo com os problemas e o crescimento econômico, o lançamento da marca foi escolhido a dedo para acontecer no Brasil em 2014, exatamente pela visibilidade que o país teve, tem e terá esse ano, por esse megaevento. O preço reduzido dos produtos e a localização das lojas fazem com que o maior número de pessoas daquela área específica das cidades, o Shopping Morumbi em São Paulo, por exemplo, compre os produtos. Por ser uma zona nobre da cidade, usando o exemplo de São Paulo, as chances de alguém daquela região ir aos jogos da Copa do Mundo é muito maior do que qualquer outra região, assim como o mesmo foi pensado para o Rio de Janeiro. No final, o que a marca deseja são imagens da imprensa internacional de brasileiros com roupas da marca Forever 21. Tudo isso graças à Copa.

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Henry Carroll na FAPCOM

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