O que acontece no seu cérebro quando você ganha um like?

1 de Maio de 2016

Beatriz Ferraz


257685-1alSkH1408394993

Quando compartilhamos um conteúdo em alguma rede social, esperamos que os nossos seguidores vejam e reajam sobre nossas postagens. Isso pode ser traduzido em uma única palavra: LIKES.

Muitas pessoas usam a Internet para esse fim, principalmente quando o assunto é aceitação na vida real. Mas, afinal, o que acontece dentro da nossa cabeça quando ganhamos um like?

A resposta está no núcleo accumbens:

brainlike2

Ele é o núcleo de uma região do cérebro que é responsável pelas sensações de recompensa e prazer. Ao fazer algo que gostamos, sentimos prazer, e isso é possível graças a essa parte do cérebro, responsável também pela impulsividade em relação a algo ou alguém.

As redes sociais proporcionam um ambiente de “vida perfeita”, que exige admiração de contatos e amigos. Dessa forma, o núcleo accumbens é ativado sempre que recebemos um like, reproduzindo em nós essas sensações de bem-estar.

Já foi demostrado em uma pesquisa realizada pela Frontiers in Human Neuroscience (iniciativa de estudo e compreensão do cérebro) que a sensação de ganhar um like no Facebook se compara a quando comemos algo que gostamos, praticamos sexo ou ganhamos dinheiro. O que diferencia a curtida das demais sensações é o elemento surpresa do acontecimento repentino.

Porém, lembrem-se:  

“A vida não é feita de likes”

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook