Hoje em dia, as mídias sociais estão presentes na vida das pessoas. A tendência é que mais e mais o consumidor estará conectado à Internet para fazer pesquisas antes de comprar. Como o aumento do meio digital é visivelmente grande, e não para de crescer, a forma com que as pessoas se relacionam com as marcas dos produtos, e seu hábito de compra, mudou.
Como já foi dito em outro post do blog da FAPCOM, o de Robotização da Política na Internet (Link), particularmente as mídias sociais, revolucionaram a forma com que as pessoas físicas divulgam seu conteúdo. Às vezes, esse conteúdo pode ser sobre uma marca ou produto, um comentário negativo, e pode ser visto por milhares de pessoas. Por mais que as grandes empresas tentem se esforçar para manter uma imagem de marca, as mídias sociais dificultam a vida delas, e formam mais facilmente a opinião do público.
Entre confiar na mídia paga da empresa e em um colega que postou uma foto com um produto que comprou e não gostou, a chance dessa pessoa ser influenciada pelo amigo, por meio das mídias sociais, tende a ser maior do que pelo formato pago.
Essa geração de Consumidores Sociais é cada vez mais exigente com os produtos e serviços oferecidos a ela, exatamente pelo aumento da conectividade entre pessoas. Estudos mostram que o número de smartphones já está quase igual ao número de notebooks no Brasil. No futuro, a grande tendência são as multi-telas, algo que já é realidade para muitas pessoas. Ver um produto na televisão e comentar sobre ele, dentro das redes no Twitter e Facebook. Usar a tela da televisão e a tela do smartphone ou do notebook, para comentar de produtos e serviços, de forma negativa ou positiva.
O comportamento do consumidor já está mudando, e em muitas partes já é uma realidade, e fica claro um caminho cada vez mais para a conectividade e produção de conteúdo individual.