Jefferson Vidal
Friends foi uma sitcom americana criada em 1994 que obteve grande sucesso em suas 10 temporadas, finalizada em 6 de maio de 2004. Entretanto, o seriado é sucesso até os dias de hoje, e foi pensando nisso que a Netflix disponibilizou recentemente em seu catálogo as 10 temporadas de Friends em diversos países do mundo (que não é o caso do Brasil. Pois conta com o seriado desde janeiro de 2015).
Para divulgar o programa a Netflix decidiu utilizar os anúncios no YouTube, o maior desafio encontrado no projeto era como tornar relevante o que teve seu fim em 2004. A ideia para esses anúncios foi a de ligar as buscas realizadas pelos usuários com cenas específicas do seriado, por exemplo, ao buscar “cute cats” (gatos fofinhos) o anúncio vinculado a este vídeo seria da personagem Phoebe cantando “Smelly Cat” ou Rachel com seu gato sem pelos, se a procura fosse sobre movimentos de dança a propagando seria a de Ross e Monica dançando juntos, assim os vários anúncios não são nada além do que cenas existentes do próprio seriado aproveitadas de maneira criativa e específica no YouTube. O projeto foi desenvolvido pela Ogilvy de Paris.
Confira o vídeo do projeto “The Friendly Preroll Campaign”: