A moda das selfies e como as marcas têm as usado

25 de setembro de 2014

original_Selfie_no_Oscar - Copia

Existem inúmeras selfies sendo tiradas todos os dias. São fotos de pessoas sendo feitas por elas mesmas, uma moda antiga, mas sem um nome próprio até por volta de 2002 e sem destaque nenhum até 2012. Mas como as marcas têm usado isso a favor de seus produtos ou serviços?

O caso mais famoso de apropriação da selfie por uma marca é a “Selfie do Oscar”. A imagem foi uma ideia de Ellen DeGeneres, que foi orientada a tirar a foto com o novo Galaxy Note 3, um produto da empresa coreana Samsung, patrocinadora do evento. Segundo uma matéria do Globo Negócios, representantes da empresa ensinaram DeGeneres a usar o aparelho para prepará-la para esse momento. A ação obteve o resultado de ter sido o post mais retuítado na história do Twitter. Além da imagem, foram feitas ações com os famosos no momento em que chegavam ao “Tapete Vermelho” e vídeos comerciais nos intervalos do evento, mas nada tão marcante quanto o post na rede social.

Por outro lado, frequentemente encontramos exemplos ruins do uso dessa tendência, como em alguns casos vistos nesse Tumblr. O site possui poucas fotos divertidas, a maioria ultrapassa o bom senso.

Uma selfie é um retrato pessoal de si mesmo, que pode ser tirada pelos motivos mais simples, portanto, a lição que a grande maioria das marcas precisa aprender é que se o público concorda com o que elas fazem, ele vai se identificar. É uma oportunidade de humanizá-las e aproximar seus “fãs”.

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Henry Carroll na FAPCOM

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