Jornalismo ou Rádio e TV?

24 de julho de 2014

RADIOTV Quem nunca se viu em dúvida entre os dois cursos, que atire a primeira pedra. Ambos estão na mesma área de Comunicação Social e, pode-se associar uma área a outra. Mas qual é a diferença entre os dois?

Até algum tempo atrás, era necessário ter diploma em Jornalismo para ser jornalista. Por tanto, existia esse divisor dentro da carreira. Caso a escolha pesasse para Jornalismo, optar por um diploma em Jornalismo e ponto. Porém, quando essa lei deixou de existir, essa divisão desapareceu e esses detalhes não eram mais tão claros. Teoricamente, qualquer um pode ser jornalista, desde que demonstre o conhecimento do ofício.

Por causa disso, Rádio e TV e Jornalismo começam a estar cada vez mais associados, mas não estão sempre juntos. No curso de Jornalismo, o foco é na redação. Você encontra aulas de criação de pauta, formatos jornalísticos de comunicação, pesquisa de campo, e também um pouco de Rádio e TV. Um profissional de jornalismo pode trabalhar tanto com Rádio e TV, como em revista, jornal, internet, entre outros.

Já no curso de Rádio e TV, você encontrará aulas de operação de câmera, edição de vídeo e áudio, entre outros. O curso não forma o repórter, mas sim o profissional que atuará nos veículos. Ambos os cursos estão na FAPCOM, que tem o vestibular de inverno aberto! Clique aqui e agende sua prova!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook