IX Simpósio de Comunicação da FAPCOM trouxe uma discussão franca sobre Comunicação e Democracia

31 de agosto de 2016

Alunos e convidados lotaram o auditório da FAPCOM para ouvir e debater com a filósofa Marilena Chauí e o jornalista Paulo Henrique Amorim sobre o atual cenário do país

Daniela Domingues dos Santos, aluna de Jornalismo

No dia 22 de agosto, no auditório da Faculdade Paulus de Comunicação, foi realizado o IX Simpósio de Comunicação com transmissão ao vivo para alunos da faculdade e convidados. Com a proposta de debater o papel da comunicação dentro da democracia, a equipe do evento trouxe a filósofa Marilena Chauí e o jornalista Paulo Henrique Amorim para exporem suas visões sobre essa relação para um debate descontraído e recheado de bom humor.

DSC_0029

Marilena Chauí iniciou os debates da noite de forma simples e didática, fazendo paralelos com situações corriqueiras, para abordar como a comunicação é relacionada ao poder e expor sua visão sobre a fragilidade da democracia brasileira. Chauí, que é autora de “Convite à Filosofia” e mais de 30 títulos, ainda respondeu perguntas da plateia e comentou sobre o preconceito numa sociedade autoritária.

DSC_0023

Paulo Henrique Amorim, nome reconhecido entre os estudantes de comunicação, principalmente Jornalismo, discutiu sobre as atuais dificuldades do país e um possível retrospecto histórico, tudo regado a analogias e bom humor. Amorim atualmente é apresentador do “Domingo Espetacular”, da Record, e tem o site “Conversa Afiada“.

DSC_0142

O IX Simpósio de Comunicação contou com a presença de alunos, corpo docente e convidados, que lotaram o auditório da FAPCOM, encerrando o evento às 22h30, que teve continuidade no dia seguinte (23), às 08h, com a presença de Edson Teles, ex-preso político e Jung Mo Sung, professor e teólogo e às 19h30, com Renato Janine Ribeiro, professor de filosofia e ex-ministro da Educação e o jornalista Luís Nassif.