INTERCOM 2016 – #eufui

27 de setembro de 2016

Beatriz Fleira, aluna de jornalismo


Beatriz Fleira, aluna do 5º semestre de Jornalismo da FAPCOM, foi monitora do maior congresso em Comunicação do Brasil. Confira como foi a experiência.

“Como todo estudante de Comunicação, eu não via a hora de colocar em prática tudo o que estou aprendendo. Eis que a oportunidade apareceu: consegui me voluntariar para o 39° INTERCOM, que aconteceu em São Paulo, na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), entre 5 a 9 de setembro.

Cercada de jornalistas, dividimos tarefas entre os cinco dias de setembro. Pude assistir ao que quisesse nos nove blocos da ECA, produzindo pequenos textos para as redes sociais do evento (como o Facebook e o Twitter, tarefa dividida com outros jornalistas e voluntários que se inscreveram para ajudar.

No 1º dia, fiz minha primeira cobertura: foi em um seminário sobre os desafios do ensino da Comunicação frente a formação para o emprego e a cidadania, ENSICOM 2016. Percebi como sou privilegiada por morar em São Paulo, onde brotam profissionais universitários. Vindos de todo país, profissionais buscam aqui referências para seguir com projetos e especializações.

Cada voluntário se ajudou da forma que podia. Se alguém ficasse preso no trânsito ou não conseguisse chegar, todo mundo se mobilizava para dar uma orientação. Preocupamos-nos uns com os outros e as conversas no horário de almoço iam de Sandy e Junior ao temido e famoso TCC. Nossos coordenadores estavam à disposição para ouvir cada pergunta, comentário ou problema.

intercom-fapcom

Assisti também a alguns Grupos de Pesquisa, como os de Telejornalismo, Audiovisual, Rádio e Publicidade; palestras sobre Educomunicação, paradigmas da integração e ao INTERCOM JUNIOR, onde estudantes de todo o Brasil apresentaram seus trabalhos de Iniciação Científica (da FAPCOM, teve premiação para alunos de Relações Públicas neste ano.

Fiz listas e mais listas de temas para estudar, vi pessoas  preocupadas com o futuro da comunicação. Conheci a Bia Lopes de Publicidade e Propaganda e a Tamiris de Jornalismo, alunas da FAPCOM, que também foram voluntárias no evento e têm um coração maior que o mundo. Valeu, INTERCOM!”

Veja outras boas histórias dos alunos da FAPCOM. Acesse: Tem aluno de Jornalismo que participou de curta-metragem como diretor de fotografia e conheceu os estúdios da Record.

Quer compartilhar suas experiências na área de Comunicação? Envie para rp@fapcom.edu.br e confira seu texto como post para estar no blog e compartilhado nas redes sociais da FAPCOM. Participe!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook