A Guerra do Vídeo entre Facebook e YouTube

25 de novembro de 2014

video

Nos bastidores da WEB existe uma grande guerra sendo travada: Facebook Videos x Youtube. O Facebook quer cada vez mais se solidificar como uma mídia de massa (só no Brasil, ele já possui 89 milhões de usuários ativos por mês, sendo que 65 milhões voltam todos os dias) e a média de retorno não é nada baixa: 16 vezes ao dia!

Por isso, é possível imaginar o grande alcance que esta rede tem na vida dos usuários e atualmente está começando a ganhar a audiência de vídeos online. Isso tudo começou quando o Facebook percebeu que os usuários estavam usando a rede para compartilhar uma quantidade enorme de vídeos. Uma pesquisa mostrou que 75% pessoas que assistem vídeos online os descobrem no Facebook, e desses vídeos os usuários eram redirecionados para sites externos, como o YouTube.

Com o intuito de manter o seu usuário ainda mais tempo conectado ao Facebook, a rede decidiu implementar uma ferramenta muito simples e que trouxe grandes resultados: o autoplay! Com ele, os vídeos nativos do Facebook (os que são carregados na rede), começavam a ser executados automaticamente, capturando a atenção do usuário que muitas vezes nem iria clicar para assistir tal vídeo.

Essa pequena alteração trouxe um grande resultado: o YouTube caiu de quase 16 bilhões de views por mês para 11 bilhões, enquanto o Facebook saiu de menos de 1 bilhão de views por mês para 12,3 bilhões em apenas um ano!

Essa grande conquista da rede social permitiu que eles fizessem novos formatos publicitários pensados em vídeos, e conseguissem aumentar ainda mais o lado comercial do Facebook para anunciantes. Já o YouTube tem começado a contra-atacar, inclusive com uma forte campanha de Branding em mídia off-line, mostrando os diversos canais de conteúdos que atraem diferentes usuários.

youtube

Com certeza nos próximos meses essa briga ficará cada vez mais acirrada. Quem você acha que deverá ganhar a audiência o Facebook ou o YouTube?

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook