#GOSHAKESPEARE

24 de julho de 2015

Por Juliana Oliveira


shekespeare01Filmes são um poço de referências, que são usadas por muitos diretores para complementar ou consagrar ainda mais uma cena ou como uma forma de inspiração para seus filmes.

Mas, uma das principais influências é William Shakespeare. Em muitos filmes notam-se elementos de sua obra (várias vezes), isso é quase incontestável, principalmente quando você conhece as referências citadas.

shekespeare02

Uma surpresa – agradável, devo dizer – é o novo filme “Macbeth”. Estrelado por Michael Fassbender e Marion Cotillard, contém o cenário e caracterização de época, diálogos originais escritos no século XI para contar a história de um general do exército que trai seu próprio rei, após ouvir um presságio de bruxas que dizem que ele será o novo monarca, sendo influenciado por sua esposa Lady MacBeth.

Além disso, o filme teve uma crítica muito positiva em sua primeira exibição no Festival de Cannes de 2015 e estreia dia 2 de outubro no Reino Unido. Ainda sem data para chegar aqui no Brasil, mas vamos torcer! o/

Assista ao trailer do filme:

Curiosamente, não foi só a obra “Macbeth” que se transformou em filme. Listarei nesse post alguns filmes que utilizaram outros clássicos de Shakespeare para a construção dos enredos de filmes, assim como seus personagens.

 1) 10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ: Baseado na peça “AMegera Domada”, uma das primeiras comédias escritas por William. Na obra, o tema central é o casamento, guerra dos sexos e conquistas amorosas. Não muito diferente do filme, em que a jovem Kat Stranfford (Julia Stiles) é orgulhosa e antissocial, tem resistência aos garotos de sua escola e acha o materialismo algo totalmente superficial, mas que acaba se apaixonando pelo badboy Patrick (Heath Ledger). Sua personagem foi inspirada em Katharina Minola da obra de Shakespeare.

Assista o trailer:

 

2) REI LEÃO: Filme da infância de muitas pessoas, não? O clássico da Disney foi inspirado na obra “Hamlet”, uma das mais conhecidas de Shakespeare. A história se passa em torno do leão Simba. Na obra, Hamlet conta a história de um príncipe que tenta se vingar da morte de seu pai, executado pelo seu irmão que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. Qualquer semelhança é mera coincidência (ou não!).

 Assista ao trailer:

 

3) ROMEU E JULIETA: Nem preciso dizer em qual obra esse foi inspirado, né? O longa-metragem traz uma versão contemporânea do clássico. Acontece na cidade italiana de Verona, onde Romeu (Leonardo DiCaprio) e Julieta (Claire Danes) se apaixonam, mas enfrentam a resistência de seus pais que dificultam o romance.

Assista ao trailer:

Claro que não são apenas esses, mas creio que já deu para ter uma boa ideia do poder de Shakespeare nos filmes, que são de certa forma “substitutos” do trabalho original, com adaptações, é claro. Os estúdios hollywoodianos fizeram –e ainda fazem – romances e peças de teatro baseadas no dramaturgo, com uma linguagem mais leve, dando uma força para a narrativa e releitura das obras.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook