Financie seus estudos na FAPCOM com FIES

12 de junho de 2014

FIES - blog

Você sabe o que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma ajuda em formato de programa do Ministério da Educação, cujo objetivo é financiar a graduação no ensino superior de pessoas matriculadas em instituições não gratuitas. As pessoas que podem recorrer ao financiamento são os que estiverem matriculados em cursos, cuja avaliação técnica tenha sido positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

A partir de 2010, o programa começou a funcionar de um jeito diferente. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) se tornou o Agente Operador do Programa, fazendo com que os juros caíssem para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido solicitar o financiamento em qualquer período do ano, e não apenas no início do período letivo.

Para se inscrever no FIES é fácil. O primeiro passo é acessar SisFIES e informar alguns dados, entre eles CPF, data de nascimento, etc. Depois desse procedimento, você receberá uma mensagem no e-mail registrado, para a validação do cadastro. A partir daí, deve-se acessar o SisFIES e fazer a inscrição informando os dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento.

Após concluir a inscrição, deve-se validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), dentro da FAPCOM, em até dez dias, a partir do dia imediatamente depois ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na FAPCOM, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

Após a validação das informações deve-se comparecer a um agente financeiro do FIES em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente após a data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, será escolhida a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Os cursos de graduação da FAPCOM estão abertos para o vestibular de inverno. Clique aqui e de inscreva!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook