A Filosofia como ferramenta na gestão de empresas

12 de agosto de 2014

eyes-and-business-8 - blog

Atire a primeira pedra o filósofo que nunca ouviu “mas você vai trabalhar com o quê?”. Ainda existem muitas dúvidas em relação a esse campo de estudo, tão rico. A filosofia é realmente muito importante para auxiliar as empresas a compreender sua missão, a se relacionar melhor com a sociedade a identificar tendências e contribuir no entendimento das mudanças e transformações que vivemos em nosso tempo. Existe um mercado de trabalho para quem segue essa graduação e nós, do Blog da FAPCOM, vamos indicar algumas alternativas de como essa carreira pode ser trabalhada.

O filósofo Luiz Carlos Trabucco Cappi ter chegado à presidência do Banco Bradesco deixa clara a valorização da Filosofia no mundo pragmático das empresas. Ele não é o único empresário/executivo brasileiro a ter essa formação, seja como graduação, mestrado ou por cursos complementares. É característica da Filosofia a reflexão de assuntos complexos e entre fatos e conceitos. Por isso, os profissionais dessa área têm todas as condições de ajudar as empresas com a arte de refletir.

Além disso, as novas tecnologias de comunicação e personalização de conteúdo deram origem ao “Big Data” (coleta e análise de grande quantidade de informações). Apesar de parecer um ramo de atuação destinado a estatísticos e matemáticos, o “Big Data” abre oportunidades profissionais para quem tem formação em filosofia. Uma parte essencial do trabalho é tirar conclusões a partir de estatísticas e informações que aparentemente não estão relacionadas.

“Você poderia usar os dados do consumo de sorvetes no verão e o número de afogamentos para dizer que tomar picolé é perigoso. Para não cometer esses erros, precisamos de especialistas de várias áreas para analisar as informações que temos”, diz Karin Breitman, vice-presidente de uma empresa com um centro de pesquisas em “Big Data” no Rio de Janeiro.

Vale acrescentar que, atualmente, o mercado de palestras está em crescimento no Brasil. As empresas procuram pessoas que falam assuntos relevantes e inspiradores para dividir um pouco desse conhecimento com seus funcionários, sendo que 15% das empresas pagam R$ 1 mil, por dia de palestra, mas a maioria costuma pagar ainda mais, dependendo do assunto.

Filosofia é a área de atuação que treina a reflexão. E, no mundo de hoje, o profissional que sabe refletir sobre temas complexos é valorizado. Quer saber onde mais um profissional de filosofia pode trabalhar? Confira:

 

.Atuação na área de Educação em Geral*:

.Aconselhamento filosófico e Filosofia clínica;

.Assessoria política, editorial e empresarial;

.Aulas, encontros, palestras, cursos, produção de textos;

.Consultorias e Comissões de Ética e de Conduta;

.Consultorias de Recursos Humanos, Treinamento;

.Conselhos de empresas e Recursos Humanos;

.Editoras (revisor editorial, escritor, editor);

.Instituições vocacionais, religiosas e agremiações em geral;

.Organizações não governamentais e de terceiro setor;

.Partidos e movimentos políticos.

 

Comece sua graduação em Filosofia na FAPCOM e se sinta valorizado.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook