TCC Cicatrizes – Histórias de vítimas do ex-médico Roger Abdelmassih será publicado

9 de dezembro de 2016

Escrito pelas jornalistas Caroline Leonardo, Sabrina Trizote, Tarla Prado e Victoria Rodrigues, o livro-reportagem conta a história de vida de vítimas do ex-médico


por Fernanda Iarossi


livrocicatrizes-tcc-jornalismo-fapcom

Capa do Livro Cicatrizes – Histórias de vítimas do ex-médico Roger Abdelmassih

Acabou a faculdade, qual o 1º. passo para correr atrás de publicar o livro?

Quando acabamos a faculdade, nosso primeiro pensamento foi: respirar (rs!). O processo de criação do livro em si foi bem cheio, viajamos muito, batemos de frente com um assunto que é pesado, mais ainda quando se é mulher. Então, ao terminar, já sabíamos que queríamos publicar, mas decidimos esperar um pouco e analisar todas as nossas opções, antes de sair correndo atrás de editoras.

Nós tivemos um convite para publicar o livro em e-book logo que saímos da faculdade, porém, com o tempinho que resolvemos nos dar para amadurecer o projeto resolvemos que queríamos em livro físico mesmo e, em setembro deste ano, fechamos o contrato com a Editora Schoba. Esse tempo foi primordial para que conseguíssemos definir tudo o que queríamos com ele.

Quais dicas para começar este garimpo de procurar editoras?

Procure editoras com as quais você se identifica! Dá uma olhada nos livros publicados, vá a alguma livraria e observe quais são as editoras que falam de assuntos relacionados ao do seu livro e comece a mandar os seus originais para eles. Nós focamos em uma e era tanta expectativa que acabou dando certo logo de cara. Não tem nada mais recompensador do que receber o e-mail com “Original Aprovado”.

O livro de vocês vai ser vendido onde? A quanto?

O livro será vendido na internet, pelo site da editora e de livrarias e, provavelmente, nas livrarias físicas também! Estamos analisando as opções ainda. Esperamos fazer o lançamento na primeira semana de março de 2017, para aproveitar o Dia Internacional da Mulher.

Como ainda não finalizamos tudo certinho, ainda não sabemos o preço.

Para divulgar o livro editado agora, vocês farão algum trabalho de divulgação ou é a editora quem cuida disso?

A editora tem uma assessoria que cuida, sim, do projeto em um nível mais básico. Só que duas das autoras são assessoras de imprensa, trabalham em agência e têm todo um suporte e apoio no local para fazer uma divulgação muito maior.  

livro-cicatrizes-tcc-jornalismo-fapcom

da esq. para dir.: Tarla Prado, Caroline Leonardo e Sabrina Trizote

Um resumo do que é o livro?

Roger Abdelmassih era mais que um médico. Para muitos, ele era um Deus. Transformava o maior desejo de muitas mulheres em realidade: ser mãe. No entanto, várias pacientes que entraram em sua clínica com um sonho, saíram de lá com um pesadelo: Em 2009, o então poderoso “Doutor Vida” ficou conhecido como monstro após ser denunciado por estupro. O caso, que começou pequeno, tomou proporções colossais.

Silvia, Gislaine, Regina, Waleska e Vana são algumas, das muitas, que sofreram nas mãos do “médico das estrelas”. Abdelmassih aproveitava-se da fragilidade de suas pacientes para cometer atos que vão contra a ética médica e a boa conduta moral. Mais de 50 casos de estupro foram relatados, e é possível que existam muitos outros.

“Cicatrizes – Histórias de vítimas do ex-médico Roger Abdelmassih” é mais que um relato dos momentos terríveis que essas cinco mulheres passaram nas mãos do ex-médico. É também um testemunho de como elas lidaram com os episódios que mudaram suas vidas por completo.

Veja também: Outro TCC no formato também foi publicado: O livro “Meu Corpo, Minhas Regras”, das jornalistas Aline Paz e Uanna Mattos, formadas pela FAPCOM.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook