Oficina sobre Twitter fala do acesso no mundo digital

6 de outubro de 2015

Por Milce Calmon e Tales Baptista


A internet é o segundo meio de comunicação mais usado pelos brasileiros, segundo pesquisa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República . Ainda de acordo com o levantamento, grande parte das informações que os brasileiros recebem são de portais, blogs de grandes veículos e também das redes e mídias sociais.

A partir desta realidade de acesso a notícias via mundo digital, o Twitter aparece como mais uma opção para o internauta informar-se. Além disso, limitado a poucos caracteres, permite anexar imagens, vídeos, links de outros endereços na web, entre outras ferramentas.

Na oficina de “Redação em 140 caracteres”, realizada na II Semana da Comunicação da FAPCOM, foi discutido sobre como criar e curar conteúdo via esta plataforma – Twitter. Os alunos do oitavo semestre que cobriram o evento usaram o Periscope e o Instagram.

Postagem no Twitter da II Semana de Comunicação da Fapcom. Gravação de Milce Calmon. https://twitter.com/IISemanadeCom

O Periscope é uma rede social associada ao Twitter onde qualquer pessoa com uma conexão online pode gravar um vídeo e divulgar através de seu smartphone. Os usuários, com conta no Twitter, de todo o globo podem acompanhar através do link ou do próprio aplicativo, comentando e curtindo (aparecem corações quando clicam em cima do vídeo).

@fapcom #twitter #conteudodigital #segundasemana #seeufosse #openjournalism

A photo posted by II Semana de Comunicação (@llsemanadecom) on

Galera atenta na palestra @fapcom @feriarossi #oficina #twitter #seeufosse #conteudodigital

A photo posted by II Semana de Comunicação (@llsemanadecom) on

@fapcom #conteudodigital #seeufosse #twitter #oficina #curadoria @feriarossi

A photo posted by II Semana de Comunicação (@llsemanadecom) on

Postagem no Instagram da II Semana de Comunicação da Fapcom. Texto e fotos de Tales Baptista. https://instagram.com/llsemanadecom

O Instagram é basicamente uma rede social em que os usuários postam fotos e vídeos com pequenos textos que servem de legendas para essas postagens. Assim podem ser vistos por seus amigos, que têm a opção de curtir ou comentar essas fotos ou vídeos. Permite também o compartilhamento com outras redes sociais, como o Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr.

O que difere o Instagram das demais redes sociais é que ele limita as formas das fotos para uma característica semelhante ao das câmeras antigas Polaroid, e os vídeos podem ter duração de até 15 segundos. Para ter amigos no Instagram, basta seguir e ser seguido por eles.

Jornalistas, publicitários, relações públicas, de rádio, TV e internet, marqueteiros e todos os profissionais atuais sabem que uma nova área de trabalho é criar redes sociais que representam empresas.

Se você tiver interesse em saber como é o perfil do profissional de mídias sociais, acesse esse vídeo

 feito pela Escola do Marketing Digital!


Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook