O ambiente digital e o mercado de trabalho

20 de agosto de 2013

IMG_3323-copy
No primeiro dia de palestras que integram o VI Simpósio de Comunicação da FAPCOM, os professores Norval Baitello Júnior e Gilson Schwartz levantaram importantes reflexões sobre o ambiente digital em que estamos inseridos hoje.

Com o tema “Era digital: novos profissionais para um novo ambiente” o VI Simpósio de Comunicação foi aberto pelo professor Norval Baitello Júnior, que esclareceu o campo da comunicação e o papel do comunicador, frente à sua visão: “nós trabalhamos dentro de uma área instigante e perigosa, porque nós, comunicadores, às vezes não temos noção do impacto que nossas ações podem causar dentro de determinado ambiente”.

Com isso, o professor discutiu os conceitos de ambiente, ambiente digital, escrito e gestual, deixando claro que eles não se anulam, mas um pode prejudicar o funcionamento do outro. Por exemplo, o digital prejudica o ambiente gestual ou presencial quando se prioriza o contato digital ao humano.

Por último, o professor discutiu o conceito de conhecimento, dentro e fora do ambiente digital. “Conhecimento é perceber através dos sentidos. No ambiente digital, o conhecimento lida com ausências, mas os sentidos não sabem lidar com ausências. Temos, portanto, que refletir se essa é a única forma de lidar com os ambientes”, completa o professor.

IMG_3350 copy

Na sequência, o professor dr. Gilson Schwartz acrescentou ao debate, uma visão prática do mercado de trabalho abordando, sobretudo, a crise dos meios de Comunicação. Com isso, o professor explica que “a crise é, prioritariamente, econômica, mas também tem a ver com a forma como a tecnologia se desenvolve”. Assim, Schwartz apresentou duas possíveis traduções para a crise: a primeira, baseada na oferta e demanda do mercado; a segunda, com fundo marxista, questiona o valor do trabalho antes da oferta e da demanda.

Tomado pelo gancho das manifestações ocorridas no Brasil, sobretudo em São Paulo, no mês de junho, Schwartz falou, ainda, sobre a relação entre o ambiente digital e o ambiente corpóreo. “No ambiente digital não há monopólio da informação. Devemos pensar o ambiente digital como uma potencial ágora, mas não nos esqueçamos dos nossos corpos, não nos deixemos apropriar passivamente pelos templates colocados pelas redes como Facebook e Twitter”, provocou o professor.

O VI Simpósio de Comunicação da FAPCOM acontece até o dia 23 de agosto, das 19h30 às 22h, no auditório da FAPCOM. Acesse o link (http://www.fapcom.edu.br/institucional/6simposio) para mais informações.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente, no dia da palestra.

IMG_3439 copyDa esquerda para a direita: Ciro Marcondes, Pe. Iraildo Alves de Brito, Gilson Shwartz, Pe. Valdir José de Castro, Norval Baitello Júnior e Pe. Thiago Calçado

 

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook