Monografia sobre história da culinária brasileira e do jornalismo gastronômico é premiada em São Paulo

12 de dezembro de 2016

A jornalista Isabella Barbosa, com orientação da Profa. Dra. Lilian Crepaldi, recebeu o prêmio no final de novembro de 2016

por Fernanda Iarossi

Confira o depoimento:

“Criado em 1997, o Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia premia anualmente trabalhos jornalísticos sobre o tema. Dividido em 12 categorias, como reportagem para TV, reportagem para internet etc, o troféu possui uma categoria para trabalhos acadêmicos de conclusão de curso que fale sobre a culinária em São Paulo.

Fiz a inscrição com o meu trabalho “Cardápio do Dia: a culinária brasileira no jornal O Estado de S.Paulo” em que falei um pouco da história da culinária brasileira e do jornalismo gastronômico e analisei a inserção de textos sobre gastronomia nos seis cadernos do jornal: Metrópole, Viagem, Caderno2, Divirta-se, Aliás e o Paladar. Cheguei como finalista e saí premiada com a Salva de Prata. Estou extremamente feliz e honrada em ser a ganhadora de um troféu que divulga uma parte tão importante da nossa história.

Eu escolhi falar sobre jornalismo gastronômico, apaixonei-me pelo tema e continuo sendo agraciada por essa escolha. A culinária brasileira já mudou a vida de muita gente e continua a mudar a minha.” – Isabella Barbosa, jornalista formada pela FAPCOM.

A monografia teve orientação da professora Dra. Lilian Crepaldi