FAPCOM conquista Intercom e Expocom

5 de setembro de 2013

admin-ajax

Intercom 2013

A FAPCOM participou da Intercom 2013, com três categorias: “Projeto de Assessoria de Comunicação Governamental”, “Planejamento Estratégico de Relações Públicas” e “Produção Laboratorial em Audiojornalismo e Radiojornalismo”.  Dois projetos de alunos dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas haviam sido classificados para a etapa nacional, a Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, uma das linhas de submissão e apresentação de trabalhos que faz parte da Intercom e que aconteceu de 4 a 7 de setembro, na UFAM, em Manaus.

Além de promover palestras, conferências, oficinas e minicursos, a Intercom premia não somente mestres e doutores, mas também graduandos e recém-graduados na área de Pesquisa em Comunicação. O prêmio é um incentivo à formação científica, tecnológica, cultural e artística.

Expocom 2013

O projeto de Relações Públicas “Parque Ibirapuera”, das ex-alunas Fabiana Lima, Katia Santos, Milena Brandão, Priscila Brandão, Renata Bugliani e Roberta Attene, orientado pelo professor Marcos Steagall,  foi vencedor nas modalidades “Projeto de Assessoria de Comunicação Governamental” e “Planejamento Estratégico de Relações Públicas”, na Expocom 2013, representados pelas ex-alunas Roberta Attene e Priscila de Oliveira na premiação.

“Estamos muito felizes de partilhar deste momento com vocês. Essa vitória é da faculdade e merece tal reconhecimento, o que nos alegra fazer parte disso”, declarou Roberta Attene sobre a vitória nas etapas Regional Sudeste e Nacional da Expocom.

A Expocom é o espaço destinado à exposição de trabalhos resultantes da pesquisa experimental realizada pelos cursos de graduação em Comunicação Social, selecionados pela consistência teórica, viabilidade, originalidade, inovação e qualidade técnica.

Entevista com o Orientador do Projeto

Blog da FAPCOM: Como foi o processo de orientação do projeto?
Prof. Dr. Marcos Steagall: Foi tranquilo, pela qualidade das alunas envolvidas. Ocorriam reuniões semanais e além disso trocamos informações por email.  Traçamos um cronograma onde as atividades iam se sucedendo e fomos corrigindo prazos e metas na medida em que a realidade demandava ajustes do plano.

Blog da FAPCOM: Como foi o processo de produção do projeto?
Prof. Dr. Marcos Steagall: O processo de produção ocorre ao longo de 1 ano inteiro, mas no caso do grupo em questão demorou mais. Isso pelo fato das alunas terem começado a prospectar o cliente e a reunir dados para o histórico quase 6 meses antes do início formal. Assim quando o 7º semestre se iniciou elas tinham o cliente e já tinham começado a elaborar o briefing.

Blog da FAPCOM: Quais foram as principais dificuldades enfrentadas durante o processo?
Prof. Dr. Marcos Steagall: As dificuldades normais de falta de dados precisos, que estão espalhados e devem ser reunidos. Além disso, o processo de inovar demanda pesquisa sobre novas formas e tecnologias de comunicação.

Blog da FAPCOM: qual mensagem você deixaria para outros alunos(as) que pretendem elaborar um projeto de pesquisa e concorrer a prêmios na área de Comunicação?
Prof. Dr. Marcos Steagall: Primeiro comecem cedo, nos meados do 6º semestre. Segundo respeitem a natureza humana de cada integrante do grupo. Pessoas são diferentes e tem diferentes aptidões, equilibrar esses talentos é a chave do sucesso. Terceiro tenham especial cuidado com a metodologia, pois ela é a espinha dorsal de um bom projeto. Finalmente não façam pensando em nenhum prêmio mas que o projeto experimental é o primeiro grande componente de seu portfólio profissional. O prêmio é uma consequência que premia um trajeto bem realizado, exatamente o caso das meninas do grupo, cujo prêmio na verdade coroa o empenho, esforço e a disciplina que tiveram ao longo de todo percurso acadêmico delas. Assim tenho certeza que essa conquista servirá como impulso inicial para uma carreira profissional brilhante.