FAPCOM conquista Intercom e Expocom

5 de setembro de 2013

admin-ajax

Intercom 2013

A FAPCOM participou da Intercom 2013, com três categorias: “Projeto de Assessoria de Comunicação Governamental”, “Planejamento Estratégico de Relações Públicas” e “Produção Laboratorial em Audiojornalismo e Radiojornalismo”.  Dois projetos de alunos dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas haviam sido classificados para a etapa nacional, a Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, uma das linhas de submissão e apresentação de trabalhos que faz parte da Intercom e que aconteceu de 4 a 7 de setembro, na UFAM, em Manaus.

Além de promover palestras, conferências, oficinas e minicursos, a Intercom premia não somente mestres e doutores, mas também graduandos e recém-graduados na área de Pesquisa em Comunicação. O prêmio é um incentivo à formação científica, tecnológica, cultural e artística.

Expocom 2013

O projeto de Relações Públicas “Parque Ibirapuera”, das ex-alunas Fabiana Lima, Katia Santos, Milena Brandão, Priscila Brandão, Renata Bugliani e Roberta Attene, orientado pelo professor Marcos Steagall,  foi vencedor nas modalidades “Projeto de Assessoria de Comunicação Governamental” e “Planejamento Estratégico de Relações Públicas”, na Expocom 2013, representados pelas ex-alunas Roberta Attene e Priscila de Oliveira na premiação.

“Estamos muito felizes de partilhar deste momento com vocês. Essa vitória é da faculdade e merece tal reconhecimento, o que nos alegra fazer parte disso”, declarou Roberta Attene sobre a vitória nas etapas Regional Sudeste e Nacional da Expocom.

A Expocom é o espaço destinado à exposição de trabalhos resultantes da pesquisa experimental realizada pelos cursos de graduação em Comunicação Social, selecionados pela consistência teórica, viabilidade, originalidade, inovação e qualidade técnica.

Entevista com o Orientador do Projeto

Blog da FAPCOM: Como foi o processo de orientação do projeto?
Prof. Dr. Marcos Steagall: Foi tranquilo, pela qualidade das alunas envolvidas. Ocorriam reuniões semanais e além disso trocamos informações por email.  Traçamos um cronograma onde as atividades iam se sucedendo e fomos corrigindo prazos e metas na medida em que a realidade demandava ajustes do plano.

Blog da FAPCOM: Como foi o processo de produção do projeto?
Prof. Dr. Marcos Steagall: O processo de produção ocorre ao longo de 1 ano inteiro, mas no caso do grupo em questão demorou mais. Isso pelo fato das alunas terem começado a prospectar o cliente e a reunir dados para o histórico quase 6 meses antes do início formal. Assim quando o 7º semestre se iniciou elas tinham o cliente e já tinham começado a elaborar o briefing.

Blog da FAPCOM: Quais foram as principais dificuldades enfrentadas durante o processo?
Prof. Dr. Marcos Steagall: As dificuldades normais de falta de dados precisos, que estão espalhados e devem ser reunidos. Além disso, o processo de inovar demanda pesquisa sobre novas formas e tecnologias de comunicação.

Blog da FAPCOM: qual mensagem você deixaria para outros alunos(as) que pretendem elaborar um projeto de pesquisa e concorrer a prêmios na área de Comunicação?
Prof. Dr. Marcos Steagall: Primeiro comecem cedo, nos meados do 6º semestre. Segundo respeitem a natureza humana de cada integrante do grupo. Pessoas são diferentes e tem diferentes aptidões, equilibrar esses talentos é a chave do sucesso. Terceiro tenham especial cuidado com a metodologia, pois ela é a espinha dorsal de um bom projeto. Finalmente não façam pensando em nenhum prêmio mas que o projeto experimental é o primeiro grande componente de seu portfólio profissional. O prêmio é uma consequência que premia um trajeto bem realizado, exatamente o caso das meninas do grupo, cujo prêmio na verdade coroa o empenho, esforço e a disciplina que tiveram ao longo de todo percurso acadêmico delas. Assim tenho certeza que essa conquista servirá como impulso inicial para uma carreira profissional brilhante.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook