Exposição revela o talento e a criatividade do povo da rua

26 de maio de 2015

Por Gleice De Divitiis


Mostra faz parte de projeto realizado pela Pinacoteca do Estado. A entrada é gratuita.


DSC_0001

Até o dia 03/06, acontece nas dependências da FAPCOM a exposição intitulada “Da Calçada – A arte do povo da rua”. Trata-se de uma mostra coletiva que tem por base o reaproveitamento do material expositivo que por dois anos, entre 2011 e 2013, recobriu a fachada da Pinacoteca do Estado voltada para o Jardim da Luz. O trabalho é fruto das oficinas de xilogravura e estampagem realizadas pela Ação Educativa Extramuros (da Pinacoteca do Estado de São Paulo), em parceria com a Casa Porto Seguro e a Casa de Oração do Povo da Rua.

De acordo com o coordenador da exposição, Professor Dr. Elinaldo Meira, da FAPCOM, o projeto revela “a arte nascida pelas mãos do povo da rua. São cartazes lambe-lambe resultantes de xilogravuras originais produzidas na Ação Educativa Extramuros. As estampas foram, portanto, coladas sobre os painéis de madeira. Após o uso (entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2013), o material não teve um fim determinado e, uma parte seguiu para a Casa de Oração do Povo da Rua (instituição ecumênica localizada no bairro da Luz, São Paulo). Dos painéis que estão na Casa de Oração do Povo da Rua, 13 foram cedidos para esta exposição que ocorre na FAPCOM”.

O evento é uma iniciativa do aluno do curso Melhor Idade da FAPCOM, João Bianchi, que é um dos expositores e participante das ações promovidas pela Casa de Oração do Povo da Rua. Ademais, a mostra é parte integrante da I Semana da Melhor Idade – FAPCOM, ciclo de atividades (palestras, oficinas e, apresentação dos estudantes).

A exposição tem entrada gratuita e, funciona até o dia 03/06, das 8 às 22h, no andar térreo da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), situada à Rua Major Maragliano, 191, Vila Mariana, entre as estações Ana Rosa e Vila Mariana do metrô.

DSC_0002

DSC_0004

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook