“Estamos vivendo uma revolução a partir do contexto digital”, diz Letícia Passos Affini

22 de agosto de 2013

IMG_3777

O último dia de palestras foi iniciado com o palestrante Eduardo Martinoli. Com o tema “publicidade e propaganda: novas tendências e estratégias na cultura digital”, o professor abordou as mudanças na estrutura das agências de publicidade desde a década de 60, mostrando alguns exemplos de anúncios inovadores, apontando a criatividade de cada um.

Em seguida, o professor abordou a criação, evolução e mudanças que os computadores trouxeram para a sociedade até a era digital. Para ilustrar a força da publicidade nos meios digitais, Martinoli apresentou cases de comerciais feitos especialmente para internet, falando sobre a diferença de comerciais tradicionais e os chamados “virais”, destacando que “hoje, a forma como você distribui uma mensagem é tão importante quanto a própria mensagem”.

Para encerrar, o professor lembrou ao público que “na era digital, as ideias brilhantes valem ouro. Estejam atentos às mudanças, sejam criativos. Na era digital, tudo é possível”.

Na sequência, a professora Letícia Passos Affini abordou o tema “Rádio, TV e Internet: produção transmídia e novos modos de pensar a cultura”, discutindo o futuro da televisão na era digital. “Estamos vivendo uma revolução a partir do contexto digital”, alertou a professora.

“Era fácil responder o que é TV, mas com o digital, o cenário é completamente alterado”, observou a professora, falando sobre as novas formas de distribuição de conteúdo, como a multiplicação de telas, canais temáticos, vídeos por demanda e segunda tela.

Dentro da alteração do cenário atual, a professora apontou a crise de programação vivida pelas emissoras, como a MTV, e agravada pela distribuição e produção de programas na internet (como o “Porta dos Fundos”, canal de humor que exibe programas no youtube). “Precisa-se reestruturar a indústria da TV. O modelo, como existe hoje, vai acabar”, disse a professora.

IMG_3892

 Da esquerda para a direita: profº Marco Moretto, profª Márcia Carvalho, Pe. Iraildo Alves de Britto, profª Letícia Passos Affini, Pe. Valdir de Castro e Profº Eduardo Martinoli.

O VI Simpósio de Comunicação FAPCOM fez parte da comemoração dos 99 anos da editora PAULUS, mantenedora da faculdade, no mundo e há 82 anos presente no Brasil.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook