Dom Carlos Lema realiza visita à FAPCOM

5 de abril de 2017

Vigário é responsável pelo Vicariato Episcopal para Educação e a Universidade da Arquidiocese de São Paulo

Matheus Macedo, estudante de Jornalismo FAPCOM

Foto: Andressa Santos

Na última terça-feira (4), a Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, recebeu Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e responsável pelo Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade. A visita fraterna teve como objetivo estreitar os laços entre as instituições.

Após breve reunião com a direção da FAPCOM, Dom Carlos visitou uma das turmas do curso de Filosofia na disciplina de Filosofia Medieval. O Bispo aproveitou a oportunidade para comentar sobre Santo Agostinho, tema ao qual era discutido em sala. Além disso, Dom Carlos explicou o propósito de sua visita e o trabalho desenvolvido pelo Vicariato. “Nossa ideia é levar a presença da Igreja, presença do ensino religioso, da solidariedade a todos da educação. Sabemos que para ter um país e uma sociedade melhor no futuro, nós precisamos de educação de qualidade e essa é uma das nossas preocupações. A Igreja se preocupa com isso”, declarou ele.

O Vicariato Episcopal para Educação e a Universidade surgiu em junho de 2014. Na época, o Cardeal Odilo Pedro Scherer atendeu os diversos conselhos e estabeleceu o novo organismo pastoral. Segundo Dom Odilo, o Vicariato tem o propósito de aproximar a ação evangelizadora da Igreja dos âmbitos da Educação Superior, dessa forma atendendo aos apelos feitos pela Igreja. Um dos principais motivos que levou a criação da Pastoral foi o grande número de universidades ligadas à Igreja ou não, na região da Arquidiocese de São Paulo.

Em documento, a Cúria Metropolitana de São Paulo enumera diversos objetivos do Vicariato como: Anunciar a alegria do Evangelho nos âmbitos da Educação e da Universidade, com especial atenção para as crianças, adolescentes e jovens. Promover e supervisionar a ação evangelizadora e pastoral e zelar pela assistência religiosa. Valorizar a identidade e missão própria das Instituições de Educação e de Ensino Superior ligadas à Igreja Católica, bem como a presença pública da educação católica;

Dom Carlos aproveitou para conhecer a Pastoral Universitária da FAPCOM, onde teve contato com os jovens que se reúnem às terças-feiras durante o período do intervalo para o grupo de oração. A visita encerrou na sala dos professores onde ele conversou com os docentes. O Vigário Episcopal utilizou do momento para falar da importância dos professores que levam nas mãos os futuros líderes da sociedade. “Acho sempre válido pensar dessa maneira: dá trabalho ser professor. Imaginem, vocês estão dando aula à noite, acredito que já deram aula de manhã, e amanhã cedo darão aula novamente. A vida do professor precisa de dedicação, mas creio eu, que o professor antes de tudo tem uma vocação que o leva a lecionar, é e essa vocação que fala, vamos ajudar essa juventude, vamos dialogar”.

O diretor Pe. Antônio Iraildo Alves de Brito agradeceu a presença do Vigário e ressaltou a importância do dia pelo aniversário do Fundador da PAULUS, Pe. Tiago Alberione. Dom Carlos completou a fala dizendo que a FAPCOM, que tem origem no carisma de Alberione, de certa maneira, tem uma forma acadêmica moderna da Igreja se manifestar.

Para ver mais fotos, acesse aqui.