Conheça o Livro “Do armazém ao supermercado”

2 de junho de 2013

Armazem-01

Livro escrito por professor da FAPCOM aborda mudanças na logística do mercado de bens de consumo e varejo

O Professor da FAPCOM, Daniel Paletta, em parceria com Sérgio Sanches Marin lança o livro digital “Do armazém ao supermercado”, com o objetivo de auxiliar estudantes e profissionais sobre as mudanças do mercado de bens de consumo e varejo. Veja a entrevista com os autores.

Quais reflexões o livro traz?

Despertar nos profissionais a capacidade de identificar tendências, busca a diferenciação e se posicionar frente às mudanças no varejo. Queremos dar a semente e estimular o leitor a buscar novos caminhos de interação do marketing e da comunicação com a tecnologia. Por isso, apresentamos no livro uma reflexão sobre o passado e projetamos oportunidades e tendências o setor no futuro. 

Qual o maior desafio de lançar um livro no formato digital?

Pertencemos a uma geração do papel e estamos buscando nos adaptar às novas tecnologias. O maior desafio foi a adequação de uma linguagem para o público jovem.

O livro é indicado para qual tipo de profissional?

O livro é bastante indicado para estudantes, profissionais da área de Marketing e também pode ser utilizado em cursos com foco no varejo na profissionalização do varejo.

Hoje, quais os desafios que os profissionais de marketing e comunicação enfrentam no varejo? 

O mercado de varejo e serviços é o segundo setor da economia e é o primeiro no investimento em Marketing e Comunicação. Vivemos o caminho de avanços tecnológicos com lojas cada vez mais informatizadas. A partir da Tecnologia RFID, que vai substituir o código de barras (EAN), é possível fazer uma compra sem precisar passar no caixa. Ao colocar o produto no carrinho e passar pela porta o valor da compra é encaminhado diretamente para o fechamento da conta e cobrança no cartão de crédito. O desafio vai ser humanizar e saber interagir com o consumidor e com as novas tecnologias. Acredita-se que a compra será um momento de diversão e entretenimento. A compra pode ser rápida, mas a experiência de compra tem de ser marcante e duradoura. Um dos cursos que mais cresce para tecnólogos é o Marketing e existe uma demanda grande no mercado de Varejo por estes profissionais. O livro pretende contribuir para suprir a demanda de profissionais que possuem o conhecimento prático, mas sentem a necessidade de fortalecer seu conhecimento teórico.

Na visão de vocês, quais habilidades o profissional de Marketing do Varejo precisa para crescer?

As principais habilidades dos profissionais de Marketing e Comunicação para o Varejo são entender de pessoas e estar antenado com a tecnologia para criar entretenimento e vínculo emocional do consumidor com as marcas.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook