Aula Magna 2014 na FAPCOM: “O papel social do Comunicador”

14 de Março de 2014

 Padre Júlio Lancellotti, palestrante do evento, trouxe reflexões importantes sobre os desafios da Comunicação em nossa sociedade atual

Aula-MagnaPadre Júlio Lancellotti, defensor dos moradores de rua e líder de causas sociais, ministrou na última quinta-feira (13/03) a Aula Magna do 1º semestre de 2014 da FAPCOM, com o tema: o papel social do comunicador. Padre Júlio iniciou sua colocação com uma crítica social com relação à possível postura do país perante os moradores de rua para a Copa. “O povo de rua, com a Copa, são os primeiros que irão sumir, os pobres desaparecer, porque não podem ser vistos, pois perturbam a ordem”, comentou.

Segundo Pe. Júlio, a primeira palavra que as crianças aprendem a dizer é “não”. O “bonito”, é ser obediente. O sacerdote alertou os estudantes para não obedecer a ordens injustas, também se for no trabalho, em uma redação. Segundo ele, as pessoas estão mais “robóticas”. “Devemos ser mais humanos e não ter medo do que é humano”, explicou.

O palestrante falou sobre a importância de deixar a preguiça de lado, principalmente, a intelectual e destacou três palavras em seu discurso: RESISTIR, PERSISTIR e INSISTIR. Para ele, o bom comunicador, para assumir a missão de comunicar, tem que ser inquieto. “Inquietude de quem não se satisfaz, busca o verso e o reverso e questiona”.

Para finalizar, sempre com bom humor e simplicidade, respondeu a perguntas dos alunos de diversos temas, desde os black blocs (presentes nas manifestações recentes do país) ao papel social da Igreja Católica Apóstólica Romana.

*Padre Júlio Renato Lancellotti nasceu em 1948, é formado em pedagogia e teologia, foi professor primário, professor universitário, membro da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo desde seu início e há mais de dez anos é o Vigário Episcopal do povo de rua, com muitas virtudes e particularmente a virtude da caridade vivida na esperança. Padre Júlio é fiel servidor da Igreja de Cristo há 22 anos como presbítero.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook