por Sergio Andreucci
A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial apresenta o Prêmio Universitário Aberje. A competição tem como objetivo avaliar universitários de todo o Brasil nas competências exigidas para um bom reconhecimento do mercado sobre os talentos de cada um e uma melhor empregabilidade. A proposta é aplicar conhecimentos acadêmicos na resolução de um case de comunicação. A cada edição, este case é elaborado em parceria com uma grande marca, buscando soluções para questões estratégicas e tornando o desafio plural e real. O PUA é a oportunidade ideal para você que deseja começar algo desafiador, colocar teoria em prática, testar seus conhecimentos e propor ideias inovadoras para um mercado em constante mudança. Inspirado no Prêmio Aberje, a distinção mais importante da área de Comunicação Corporativa no país – e que há 48 anos reconhece e premia práticas adotadas por organizações nacionais e multinacionais.
A 10ª edição do PUA foi patrocinada pela Bayer que desafiou os competidores a criarem uma estratégia de comunicação para melhorar a imagem do agronegócio brasileiro.
No último dia 8 de novembro, mais de 100 estudantes de todo o Brasil se reuniram em São Paulo para ouvir o desafio lançado pelo diretor de Comunicação Corporativa da Bayer, Paulo Pereira. A partir da recente aquisição da Monsanto pela empresa alemã, o desafio da Bayer está em como trabalhar a imagem dos agroquímicos, tendo a empresa um compromisso com o meio ambiente. “Como as pessoas podem ter uma percepção um pouco mais positiva? Porque o problema que percebemos hoje é que, às vezes, a pessoa tem uma imagem tão fechada, que não consegue escutar o que o outro quer falar”, afirma Paulo. Ao final de sua fala, uma surpresa: o grupo vencedor, anunciado no dia seguinte, viajaria para a Alemanha.
Ao estilo de hackaton, com apenas um ponto de Wi-Fi e algumas horas, os estudantes encararam então o desafio. Utilizando método de design thinking, sob orientação da Inovaria, eles desenvolveram um case de comunicação e apresentaram suas propostas ao final do dia. Seis grupos finalistas foram escolhidos dentre os mais de 30 inscritos.
Em terceiro lugar, os estudantes da FAPCOM, Felipe Rebelo Marques, Williane Magalhães de Oliveira, Jéssica Teodoro da Silva e Stephany Felipe Machado ganharam 3 mil reais. Foi a primeira vez que alunos da FAPCOM participaram desse Prêmio e logo na estreia tiveram uma notável performance.