Alunos da FAPCOM seguem para a etapa nacional do principal congresso de comunicação do país, a EXPOCOM

4 de setembro de 2017

Temas complexos, desafiadores e ousados. Ao todo, sete projetos foram selecionados pela Intercom e quatro seguem para a fase nacional


“Essa participação reforça a qualidade do ensino da faculdade.”

Profa. Alessandra Barros Marassi

Alunos e ex-alunos da Faculdade PAULUS de Comunicação – FAPCOM participaram da primeira fase de um dos congressos mais importantes da comunicação, a Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Realizado em junho, em Volta Redonda (RJ), o evento foi palco para a apresentação de todos os projetos finalistas, além de anunciar os trabalhos vencedores da etapa regional/sudeste.

Dos sete projetos eleitos da FAPCOM, quatro seguirão rumo à etapa nacional: a EXPOCOM – Exposição da Pesquisa Experimental da Comunicação. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Práticas Investigativas, Profa. Alessandra Barros Marassi, é de extrema importância a participação de alunos em congressos científicos. Para ela, é uma forma de prestigiar a produção discente da instituição. “Essa participação reforça a qualidade do ensino da faculdade”, comenta.

É importante para o currículo da faculdade e também do participante. “Estamos falando de um título que pode fazer a diferença na hora de conquistar o mercado de trabalho, afinal, trata-se de um prêmio super-reconhecido”, diz Vivian Guilhen, que teve o trabalho selecionado para a fase nacional. Vivian faz parte do projeto Quem 6 conhecem, do grupo de recém-graduados (2016) do curso de RTVI (Rádio, TV e Internet) composto por ela, Iris Leite, Phillip da Silva e Thais Leal. O documentário (TV) tem 26 minutos e mostra a jornada do grupo tentando comprovar a teoria dos Seis Graus de Separação. Por meio de contatos próximos, o alvo foi o ex-jogador de futebol Diego Maradona.

Iris Leite, Vivian Guilhen, Phillip da Silva e Thais Leal

A série Distopia também irá para a fase nacional. Com sete episódios independentes, a série, que concorre na modalidade RTVI, aborda os transtornos mentais mais frequentes em uma metrópole, com a cidade de São Paulo como pano de fundo. O grupo responsável pela série, recém-graduado e composto por Carlos Coelho, Carlos Henrique, Karine Reis, Paulo Narciso e Sarah Feitosa, fez o trabalho de conclusão de curso (TCC) pensando em um portfólio. Para eles, ter uma produção premiada vai além das expectativas. “Acreditamos no nosso projeto, sabemos que tem uma importância social que influencia na nossa vida no dia a dia, que mesmo sendo uma ficção retrata a realidade. É isso que vamos apresentar lá e torcemos para que dê tudo certo”, diz Karine Reis.

Imagem da Série Distopia

 

Os projetos Auditoria de Imagem em Relações Públicas: LUSH, a beleza em nome de causas e BUFFET SPLASH – Comunicação e eventos: uma receita de sucesso foram elaborados por alunos de Relações Públicas. Ambos os grupos apresentaram planejamento estratégico em comunicação para as organizações citadas e também foram eleitos para a fase nacional.

“Foi e está sendo uma experiência muito gratificante e enriquecedora poder conhecer novos profissionais na área, prestigiar o trabalho de outros colegas, além de levar o nome da FAPCOM para a Intercom. Dá muito orgulho ser FAPCOM”, conclui Thaís Kawabe, integrante do projeto Auditoria de Imagem em Relações Públicas: LUSH, a beleza em nome de causas.

 

INTERCOM

Ter o projeto eleito, comparecer a um evento com tantos talentos e, principalmente, ser finalista de um dos principais congressos na área em que se pretende atuar é uma grande conquista para quem está dando os primeiros passos rumo ao mercado de trabalho.

“Um orgulho”: essa foi a sensação descrita por Luiz Carvalho, que concorreu, com Alan Victor e Bruna Barreto (alunos recém-graduados em Jornalismo e RTVI), na modalidade Cinema e Audiovisual, com o projeto SOU TRANS E [R]EXISTO, que mostra a vida social de três pessoas transexuais: como e quando elas se descobriram transexuais, a relação com a família e amigos, educação, mercado de trabalho, convívio com a sociedade no dia a dia e as dificuldades em existir e resistir. Ele diz que foi um grande orgulho para o grupo ser indicado e participar de um evento tão importante. Agora, torcerão para os amigos que estão na fase nacional. “Não ganhamos, mas já estamos torcendo pelos nossos colegas que vão para a edição nacional”, diz.

Componentes do Grupo responsável pelo projeto SOU TRANS E [R]Existo

É no processo de desenvolvimento de um trabalho que está o maior aprendizado. Imagina o que se aprende ao entrevistar diferentes tipos de pessoas com histórias surpreendentes? Assim fizeram os alunos do 6º semestre (que estavam no 4º semestre na época da produção) de Jornalismo Matheus Macedo, Larissa Alves, Larissa Costa, Raíssa Vila e Melissa Bernardo no documentário radiofônico Shopping Trem, que conta a história de vendedores ambulantes de diferentes idades e perfis que vivem do comércio nos trens de São Paulo. O objetivo era destacar por que eles trabalham dessa forma, quais os riscos, a violência nas estações, as técnicas de persuasão e sonhos de cada um.

De acordo com Matheus, participar da Intercom foi uma oportunidade enriquecedora para o grupo. “Tivemos a oportunidade de conhecer estudantes de comunicação de outros lugares, saber o que vem sendo desenvolvido em outras faculdades, além fazer amizades durante a viagem”, enfatiza.

Oportunidade de gerar netwoking, de ter independência, conhecimento e maturidade: é assim que Maicon Lima, representante do projeto Diversão, emoção e conhecimento: prazer, eu sou o Museu do Futebol, descreve a participação de seu grupo na Intercom. “Ser indicado, participar, vencer ou perder é importante no currículo profissional de todos os estudantes, sem falar no prestígio que isso traz para a pessoa e na ampliação de percepção de sociedade e diferentes culturas”, conclui.

O objetivo do projeto era reposicionar e propor novas estratégias ao Museu do Futebol, um dos museus mais icônicos de São Paulo e o maior em sua categoria no país. O grupo, composto por Maicon dos Santos Lima, Tainah de Paula, Fernando Amaral, Kathleen Cunha, Marina Teles e Robson Feitoza, foi finalista na modalidade Publicidade e Propaganda.

O Congresso Nacional 2017 será realizado de 4 a 9 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba (PR).

 

Confira a relação dos trabalhos da FAPCOM selecionados para as etapas regional e nacional

Nacional

Agência Jr. de Relações Públicas (conjunto/ série)
Projeto: Auditoria de Imagem em Relações Públicas: LUSH, a beleza em nome de causas  (segue para etapa nacional)
Integrantes (Relações Públicas): Thaís Kawabe , Juliana Moura da Silva, Mariana Santos Polli, Paulo Ricardo Almendra Carneiro do Nascimento, Renata Oliveira Machado, Denise Marciano de Aquino.

Planejamento estratégico de Relações Públicas
Projeto: BUFFET SPLASH – Comunicação e eventos: uma receita de sucesso (segue para etapa nacional)
Integrantes (Relações Públicas): Tayane Salatiel Araujo, Milena Maniscalco Teixeira, Douglas Silva Santos

Programa laboratorial de TV (avulso ou seriado)
Projeto: Quem 6 conhecem  (segue para etapa nacional)
Integrantes (RTVI): Vivian Guilhen, Iris Leite, Phillip da Silva e Thais Leal

Ficção em vídeo – Telenovela, Séries Televisivas e afins (seriado)
Projeto: Distopia  (segue para etapa nacional)
Integrantes (RTVI): Carlos Coelho, Carlos Henrique, Karine Reis, Paulo Narciso e Sarah Feitosa

 

Regional

Pesquisa mercadológica (avulso)
Projeto: Diversão, emoção e conhecimento: prazer, eu sou o Museu do Futebol
Integrantes (Publicidade e Propaganda): Maicon dos Santos Lima, Tainah de Paula, Fernando Amaral, Kathleen Cunha, Marina Teles, Robson Feitoza.

Filme de não ficção/documentário/ docudrama (avulso)
Projeto: SOU TRANS E [RE]XISTO
Integrantes (Jornalismo e RTVI) : Luiz De Carvalho, Alan Victor e Bruna Barreto

 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio
Projeto: Shopping Trem
Integrantes (Jornalismo): Matheus Macedo, Larissa Alves, Larissa Costa, Raíssa Vila e Melissa Bernardo

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook