Alunos da FAPCOM recebem convite pelo Governo do Estado para apresentar TCC no Palácio dos Bandeirantes

12 de abril de 2015

Marisa Oliveira


01

Dezoito meses. Esse foi o tempo necessário para que o Projeto Experimental Híbrido “Revolução das pequenas grandes ideias: planejamento de comunicação integrada para a CPTM”, saísse da fase embrionária (pré-projeto) para a aprovação em banca, em dezembro de 2014. Os integrantes do grupo foram os alunos de Publicidade e Propaganda Mario Ayres, Marcos Vinicius Oliveira e Marisa Oliveira dos Santos, e os alunos Laís Molina e Nathan Santos de Relações Públicas.

O cliente experimental CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi escolhido pela oportunidade de contato direto com a área de Marketing da empresa, pois na ocasião, a aluna Marisa Oliveira era estagiária da área de Responsabilidade Socioambiental na Diretoria de Engenharia e Obras. A grande contribuição no desenvolvimento do projeto veio da RP Maria Salete Zandoná, Assistente Técnico Executivo do Departamento de Marketing da CPTM, que forneceu informações e indicação de fontes para as pesquisas que foram realizadas. Todo o processo representou um desafio para o grupo que precisava pensar na solução de um problema de comunicação que englobasse o que há de mais avançado em termos de Marketing e unisse as duas habilitações em favor do brand equity da marca. Por ter mais integrantes, foi decidido que o roteiro de PP seria utilizado e em RP, o mapeamento dos públicos seria trabalhado. No desenvolvimento da campanha, PP voltou-se ao público externo e RP ao público interno da Companhia.

IMG-20150412-WA0007

Agência NEOSAPIENS

No final de janeiro de 2015, os agora ex-alunos fapconianos receberam o contato do coordenador do curso de PP, Vanderlei Postigo, informando que o grupo responsável pelo TCC “Revolução das pequenas grandes ideias: planejamento de comunicação integrada para a CPTM” foi convidado pelo Governo do Estado para apresentar o trabalho desenvolvido no Palácio dos Bandeirantes, que é sede do governo paulista, localizada no bairro do Morumbi.

Na data marcada, em 11 de fevereiro, às 14h30, dois integrantes do grupo, Mario Ayres e Marisa Oliveira estiveram então, reunidos com a Coordenadora de Marketing da Subsecretaria de Comunicação da Casa Civil, Mariana Montoro Jens, a Coordenadora de Comunicação e Marketing da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Renata Veríssimo, e o Gerente do Departamento de Marketing da CPTM, Sérgio de Carvalho Jr.

Os alunos foram muito bem recebidos e, aproximadamente durante uma hora, expuseram o desenvolvimento do projeto, desde as pesquisas, os conceitos adotados, até a elaboração da campanha “A Revolução das Pequenas Ideias”, que traz a co-criação como mola mestra para uma nova forma de comunicação que poderia ser adotada pela CPTM, com base no Marketing 3.0 (KOTLER, 2010). Também houve uma animada troca de informações quanto as soluções propostas e a realidade do cliente, além da viabilidade de adoção das ideias sugeridas, levando-se em conta a complexidade dos processos de transformação e mudanças no setor público. De todo o modo, todos se mostraram satisfeitos com o encontro e aventou-se a possibilidade de novas reuniões para maior aprofundamento das ideias.

10012719_10203922449447397_7222769680666026042_o

Mario Ayres, Marcos Vinicius, Marisa Oliveira, Nathan Santos e Laís Molina

 

Peças:

IMG-20150412-WA0014

IMG-20150412-WA0011 Anúncio Revista CPTM Comunica

 

 

hotsite1

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook