Ama escrever contos ou crônicas? Anote as dicas do aluno de Jornalismo da FAPCOM que é finalista de Prêmio de Literatura

3 de dezembro de 2015

Marcos Vinícius Almeida também foi aprovado no mestrado em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP neste fim de ano


Fernanda Iarossi


marcosviniciusjornalismo

Marcos Vinícius Almeida, aluno do 8º semestre de Jornalismo

Comemoração em dose dupla: o aluno Marcos Vinícius Almeida, do oitavo semestre de Jornalismo Noturno da FAPCOM, termina a graduação como finalista em prêmio de Literatura e aprovado em mestrado na mesma área.

O Prêmio Ufes de Literatura é promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo desde 2010 e esse ano, em sua terceira edição, teve mais de 500 inscrições, do Brasil e exterior.  Marcos ganhou na categoria Coletânea de contos e/ou crônicas. O lançamento dos livros vencedores será realizado em 9 de junho de 2016. “Eu já conhecia esse concurso porque tinha participado da edição de 2010. Na ocasião, também fui um dos contemplados na categoria contos. Como a inscrição é online, acaba facilitando: não tem desculpa para não mandar. Eu já vinha trabalhando nesse conto há algum tempo. Quando abriu o edital, eu mandei. O conto é inspirado num caso real de um colega que morreu num rio na minha cidade natal, no interior de Minas”, conta.

Além desta premiação em 2015, Marcos teve outro texto finalista em concurso de contos da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), em 2008, e também no Concurso Guimarães Rosa, realizado pela Sobrames – MG, em 2011.

A receita para quem gosta, curte e quer fazer literatura? Marcos tem na ponta da língua, ou melhor, na ponta do lápis: “Acho que em primeiro lugar é ler muito, tanto clássicos como contemporâneos. E escrever sempre. Outra coisa que ajuda é tentar fazer uma oficina de escrita. Há uma infinidade delas espalhadas pelos centros culturais, universidades e bibliotecas da capital. Além de estudar técnicas básicas de escrita, frequentar uma oficina traz a oportunidade de conviver com pessoas que curtem literatura e também estão empenhadas em escrever.”

Para fechar o ano, Marcos foi aprovado no Mestrado em Literatura e Crítica Literária da PUC de São Paulo, uma ideia que foi fortalecida depois da pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo, cujo titulo foi “Interfaces entre Jornalismo e Literatura nas Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos”.

Parabéns e sucesso nesta nova jornada!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook