Aluno do curso de Filosofia da FAPCOM apresenta trabalho em Belo Horizonte

14 de junho de 2015

Por Gleice De Divitiis


VIII Colóquio Vaziano aconteceu nos dias 21 e 22 de maio


 

016

 

O aluno do terceiro semestre do curso de Bacharelado em Filosofia, período noturno, Mário Henrique Miguel Pereira, deu um importante passo na sua trajetória acadêmica com a contribuição dos professores e coordenação da FAPCOM. No dia 21 de maio, o estudante participou do “VIII Colóquio Vaziano – Relação entre razão e liberdade no pensamento de H.C. Lima Vaz”, promovido pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte. Na oportunidade, Mário apresentou o trabalho intitulado “Estrutura ético-metafísica da Ciência da Liberdade em Platão por Lima Vaz”.

Entre as oito comunicações que fizeram parte do evento, apenas a de Mário pertencia a um aluno de iniciação científica. As demais eram textos escritos por mestres e mestrandos em Filosofia da FAJE e de outras instituições, como a PUC-SP. “Foi o meu primeiro trabalho e, eu fui o primeiro a apresentar a comunicação no colóquio. Fiquei um pouco nervoso, inseguro logo no início mas, depois de cinco minutos, desenrolei o assunto e, confesso que os vinte minutos determinados para a exposição passaram muito rápido”, revelou o estudante da FAPCOM.

Mário ressaltou que o apoio da FAPCOM, ao longo desses três semestres, foi imprescindível para o desenvolvimento de um texto científico: “Só o fato de a FAPCOM abrir espaço para a iniciação científica já é muita coisa. Eu comecei a pesquisa ainda no segundo semestre. No começo foi muito difícil mas, principalmente, com a ajuda do Professor Giovanni Vella, meu orientador, tudo ficou mais tranquilo. Os professores Giovanni e Luís Paulo (coordenador do curso) colaboraram muito, até para que eu conseguisse suporte financeiro para a viagem. Pretendo, a partir de agora, finalizar a minha pesquisa, iniciar, mesmo que informalmente, a monografia e, sempre que surgir algum evento voltado ao tema que estou estudando, farei a minha inscrição”.

A investigação de Mário Henrique está baseada no livro intitulado “Escritos de Filosofia VIII”, do Padre Henrique Cláudio de Lima Vaz. O filósofo jesuíta nasceu em Ouro Preto (Minas Gerais) em 1921 e, morreu em 2002, na cidade de Belo Horizonte. Lima Vaz atuou como professor universitário durante meio século e, tinha como influência as obras de Platão, São Tomás de Aquino e Hegel.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook