A FAPCOM recebe nota 4 no IGC, segundo última avaliação do MEC

9 de dezembro de 2013

A FAPCOM foi classificada na Faixa 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), ou seja, dentro do grupo de excelência das instituições paulistas de ensino superior. As faculdades são divididas em 5 faixas, sendo as faixas 4 e 5 consideradas as melhores.

O IGC é formado com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Desse modo, a nota composta indica a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.

O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) é a média de diferentes avaliações de qualidade de um curso. As avaliações utilizadas são: o Conceito Enade (que mede o desempenho dos concluintes), o desempenho dos ingressantes no Enade, o Conceito IDD (Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado) e as variáveis de insumo (que considera corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico).

Para um curso ter CPC é necessário que ele tenha participado do Enade, com alunos ingressantes e alunos concluintes. Tanto o IGC quanto o CPC compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Os resultados foram divulgados no Diário Oficial da União neste link, no dia 06 de dezembro 2013, e na Folha de S. Paulo, no dia 07 de dezembro 2013. Ver imagem abaixo.

Ranking-Folha-de-SP_01

Ranking-Folha-de-SP_02