FAPCOM na Semana Estado de Jornalismo Ambiental

20 de agosto de 2015

Alunas do 1º ano de Jornalismo participaram de treinamento na sede do
Jornal O Estado de São Paulo.


Por Ana Paula Bimbati, Beatriz Correia e Fernanda Pereira – 2º Semestre de Jornalismo Matutino


focas

Como resumir uma semana inteira de aprendizado extra, fora da sala de aula e sem pensar na nota da Global, se fechamos o semestre ou se tem trabalho “pendurado” para terminar e entregarmos para o professor?

“Foi um forte estímulo para despertar em mim o interesse de descobrir mais sobre esse mundo do jornalismo ambiental. ” (Fernanda Pereira)

“Percebi que o tema meio ambiente é muito mais transversal do que imaginamos, e que deve ser levado a sério.” (Beatriz Correia)

“Foi uma experiência única. Além de conhecer mais sobre o assunto, vi a importância de informar a sociedade a respeito disso e tentar diminuir alguns problemas ambientais”. (Ana Paula Firmino)

Estas foram as nossas impressões (atualmente cursamos o 2º semestre de Jornalismo), entre os dias 9 e 12 de junho, durante a Semana Estado de Jornalismo Ambiental, realizada na sede do Jornal O Estado de São Paulo.

A programação do evento contou com diversos especialistas da área e outros relacionados, como o chef Alex Atala, que reuniu gastronomia e medidas sustentáveis, criando assim o Instituto ATÁ junto com o ecólogo Jerônimo Villas-Bôas. Foram abordados outros assuntos como “Conscientização Urbana”, “Amazônia: monitorar para preservar”, “Para explicar o clima”, “Todos pela água” e etc.

A experiência de ter contato com esses temas nos ajudou a perceber que eles estão ligados à política e economia e não apenas às editorias de Ciência ou Meio Ambiente. Um olhar interessante.

Além de participarmos das palestras, também visitamos a redação do jornal Estadão. Achamos engraçado quando um dos jornalistas brincou: “Não joguem comida para os animais”. Resumo? Achamos a redação uma verdadeira bagunça organizada. Ficamos encantadas, como criança em parque de diversão.

Outra atividade realizada foi o workshop “Jornalismo Investigativo: Meio Ambiente” com a jornalista Elaíze Farias do projeto Amazônia Real. Entendemos um pouco sobre a área de investigação e conhecemos algumas dificuldades de se fazer jornalismo independente.

Esta foi a primeira participação da FAPCOM na Semana Estado de Jornalismo Ambiental. Fiquem ligados nas próximas edições do evento na página do Facebook. O jornal também promove o curso para focas destinado para recém-formados na profissão, informações sobre este curso também na página.

Beatriz Oliveira, Ana Paula Bimbati e Fernanda Pereira.

Da esq. para dir.: Beatriz Oliveira, Ana Paula Bimbati e Fernanda Pereira

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook