A facilidade que a Computação em Nuvem trouxe para o empreendedorismo

6 de novembro de 2014

infographic-23 - Blog

Você já deve ter ouvido falar sobre como a Nuvem está cada vez mais presente em nossas vidas, mas afinal, o que é essa Nuvem? Também chamada de Cloud Computing, um termo utilizado para batizar tudo aquilo que está hospedado na internet, essa tecnologia nos livra de andar por aí com pendrives contendo nossa vida inteira de um lado para o outro.

Mesmo sem nos darmos conta, todos já utilizamos. Temos e-mails, fotos salvas na web e arquivos compartilhados com amigos. Essa Nuvem permite o acesso de qualquer lugar e a qualquer hora, bastando uma conexão com a internet. A Computação na Nuvem tem como objetivo tornar a vida do usuário mais fácil.

Para o mundo coorporativo, essa tecnologia traz facilidades e evita desperdícios de capital. Isso porque é possível pagar apenas por aquilo que usou. Para os pequenos negócios e startups é ainda mais útil e necessário, pois possibilita a utilização de tecnologia de ponta sem os custos de uma infraestrutura física, e quando o serviço não é mais necessário, basta cancelar a assinatura do produto. Exemplos desses produtos são o Azure e o BPOS, ambas plataformas da Microsoft, que prometem facilitar processos dentro das organizações.

Empresas que provam esses serviços afirmam que há uma redução dos custos comparados com os métodos antigos, e essa economia passa, consequentemente, para os clientes. É possível colocar mais gente dentro do mesmo espaço sem perda de qualidade. Mas, e você? Ainda é receoso ou já abraçou essa tecnologia?

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook