A evolução do conteúdo “On Demand”

23 de outubro de 2014

netflix-logo - Oficial - Copia

Um dos formatos de conteúdo que mais crescem no Brasil e no mundo é o “On Demand”. Esse formato fez com que o consumo de conteúdo em vídeo crescesse ao ponto de já se equivaler ao da televisão. Mas você sabe o que é “On Demand”?

Uma pesquisa mostrou que 8 em cada 10 brasileiros não tinham ideia do que era isso, mas com certeza, boa parte dessas pessoas já aderiu ao serviço. “On Demand” (“Por Demanda”, em tradução literal do inglês) é um serviço de acesso instantâneo ao conteúdo, uma espécie de “locadora online”. Por funcionar em tablets e smartphones, por meio de aplicativos, é possível utilizar uma conexão 3G para receber as informações e consumir conteúdo de praticamente qualquer lugar. Atualmente a maior empresa desse mercado é a Netflix, mas existem outros serviços aqui no Brasil como o Net Now e o Sky On Demand.

Com isso, surge a pergunta: “Mas e o YouTube?”. O que diferencia a Netflix do YouTube é que o YouTube é uma rede social, com conteúdo é 100% original de cada usuário, com uma interação muito maior. A Netflix também oferece uma programação original, mas boa parte de seu conteúdo funciona por meio de licenças contratuais com grandes produtoras de cinema e televisão. Você não deveria encontrar um filme protegido por direitos reservados no YouTube, pois isso é uma violação das regras do site. Entretanto, como as empresas detentoras dos direitos dos filmes estão sendo pagas pela Netflix, você pode encontrar filmes e séries lá.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook