Superação: uma das virtudes para empreender

23 de janeiro de 2014

superacao-opcao2

Para seguir o caminho empreendedor é necessário assumir riscos. Na gerência do seu próprio negócio, existe a possibilidade de surgir obstáculos no futuro, bem como fracassos que tragam efeitos drásticos. No entanto, para alcançar o sucesso, é necessário enfrentá-los com confiança e fazer de decepções uma lição a ser aprendida.

Tanto em situações de sucesso como fracasso, o primeiro negócio não pode ser considerado como único e definitivo. A reflexão, principalmente nas situações adversas, é importante para realizar correções pontuais no modelo de gestão e antecipação de erros futuros, quando for empreendido outro negócio.

O período entre o fracasso de um negócio e a abertura de outro pode ser um bom momento para refletir e absorver todo o aprendizado. Verificar em quais quesitos profissionais é possível melhorar e realizar cursos de capacitação pode ser uma boa saída para aperfeiçoar-se e enfrentar novos desafios com maior preparação.

A preparação, aliás, também pode ser feita através do aconselhamento com profissionais com mais experiência no mercado desejado, que podem esclarecer dúvidas, dilemas e dar uma direção organizada para o novo negócio. Assim como o networking também é muito útil nesta fase, já que ele é algo positivo do antigo empreendimento e pode realimentar parcerias.

Colocando as coisas no lugar, realinhando os processos e executando planejamentos organizados para um novo modelo de negócios, o empreendimento terá, assim, maiores chances de sucesso.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook