Projetos que viram negócios – uma startup desde 1997

12 de abril de 2016

Palestrante: Alexandre Canatella – Fundador da empresa E-mídia


Por Tamires Gomes, aluna de RTVI


Alexandre Canatella é um empreendedor de 43 anos que demonstrou grande entusiamo ao abordar tecnologia como ferramenta de empreender. Ele trouxe fundamentos básicos sobre como transformar uma ideia em um negócio lucrativo.

DSC_0281

Foto by Cristiane Araújo de Oliveira, aluna de Fotografia

Fundada em 1997, a e-Mídia naquele momento parecia uma ideia vanguardista, visto que o advento da internet era algo completamente novo – e muitas empresas fracassaram na tentativa de criar produtos e serviços que conseguissem despertar o interesse daqueles primeiros usuários. Talvez, o grande diferencial de Alexandre seja justamente a credibilidade galgada por conseguir adentrar o cotidiano de seus consumidores, aumentando, a cada ano, o valor agregado da empresa e a quantidade de acessos.

Atualmente, são três produtos digitais: CyberCook, VilaMulher e MaisEquilíbrio. Pioneiro e no ar até hoje, o Cybercook foi desenvolvido de uma ideia prática: transformar o processo pessoal de “divulgação” de uma receita (do caderno da vó para o caderno da vizinha, para o caderno da tia e assim por diante…) para a possibilidade de compartilhar essa receita com o maior números de pessoas possíveis. A proposta do portal deu tão certo que, após o grande número de acessos, Canatella precisou tirar a empresa da sala de sua casa e levá-la para um escritório na Faria Lima (com uma receita de 1 milhão de reais!).

DSC_0263

Foto by Cristiane Araújo de Oliveira, aluna de Fotografia

Como fundamento para o êxito de sua empresa, o mantra criado por Alexandre e propagado como cultura organizacional é: “POTENCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS DIÁRIAS”. Uma ideia para ser verdadeiramente boa precisa ser executada e colocada dentro do cotidiano das pessoas. Do contrário, a probabilidade é de que o sucesso seja apenas momentâneo.

Outros pontos importantes abordados pelo palestrante são: tenha planejamento e trabalhe no que é vital. As mudanças ocorrem o tempo inteiro e, às vezes, querer trabalhar apenas no que é legal não faz seu projeto permanecer vivo. Saber ouvir é imprescindível, pois, somente assim, podemos identificar essas ideias potenciais. Muitas pessoas não identificam uma grande possibilidade de negócio porque estão concentradas demais em si mesmas. 

Twitter
Instagram
Facebook