Jovem empreendedor cria empresa após sucesso de aplicativo desenvolvido por ele

13 de abril de 2014

nay-blog

Entre os anos de 2011 e 2012, o jogo Angry Birds, desenvolvido para smartphones e tablets, liderava os rankings entre jogos grátis mais baixados na App Store. Mas um jovem de 14 anos, com uma criação simples e envolvente, conseguiu fazer com que o seu jogo alcançasse o primeiro lugar da loja online durante algumas semanas. Esta é a história de Robert Nay.

Jovem estudante da cidade de Spanish Fork, no estado americano de Utah, Robert Nay sempre teve paixão pelo seu iPod touch – principalmente por conta dos jogos. Como já estudava programação, um amigo seu sugeriu que ele tentasse programá-lo para deixar com suas preferências.

Nay aceitou o desafio e começou a desenvolver um jogo que teria referências de diversos outros jogos que ele gostava. Após utilizar tutoriais online para aprender sozinho a escrever 4000 linhas de código de computador, ele finalmente alcançou o seu objetivo, lançando um app intitulado Bubble Ball.

O projeto de Nay impressiona pelo fato dele ter desenvolvido sozinho toda a dinâmica do jogo, enquanto que o Angry Birds foi criado por uma empresa com mais de 15 pessoas na Finlândia. À época com 14 anos, aluno do oitavo ano do Ensino Fundamental, o jovem aprendeu a programar e havia criado seu primeiro website cinco anos antes. A única ajuda que recebeu foi de sua mãe, no gerenciamento das finanças e no desenho de alguns níveis, posteriormente.

O sucesso nos games para smartphones trouxe ao garoto a ideia de criar a sua própria empresa, especializada no assunto, nomeada Nay Games. Em seu portfólio, é claro, o Bubble Ball ocupa um lugar especial: desde a criação, em meados de 2011, foram mais de 16 milhões de downloads no mundo todo, além de obter ótimas qualificações nas lojas online.

Para fazer o download e jogar o Bubble Ball (disponível para iOS e Android), acesse o link clicando aqui.