A importância de gerenciar o tempo

31 de dezembro de 2013

organizacao-1

O período de estudos universitários tem uma dinâmica diferenciada. Os anos em que o estudante adquire os conhecimentos necessários ao exercício futuro da profissão escolhida, são marcados por uma variedade de tarefas que abrangem a vida acadêmica, profissional e pessoal, totalmente relacionadas e integradas.

Paralelamente ao curso, muitos estudantes optam pelas oportunidades de estágio – ótimas experiências para iniciar a carreira e conhecer um pouco mais do meio corporativo de sua área de estudo –, colocando em prática aquilo que é aprendido em sala de aula. No entanto, as atividades merecem um pouco de cuidado e atenção à carga horária regular de 6 horas, para que elas não interfiram no rendimento dos estudos.

Outra opção é o caminho do empreendedorismo. Muitos estudantes já desenvolvem negócios no período da faculdade.  A recomendação é a mesma: dividir o tempo para que não haja um desequilíbrio entre as diversas responsabilidades. .

Finais de semana são uma boa oportunidade para colocar tudo em ordem. Dedicar um tempo aos estudos é muito importante, bem como também realizar outras atividades, como reunir-se com os amigos e se divertir – desde que uma atividade não se sobreponha a outra.

Os períodos de férias costumam ser mais leves, devido ao recesso da faculdade. Tempo oportuno para descansar, viajar e adquirir conhecimentos culturais ou realizar cursos extracurriculares, que tragam diferenciais para a carreira.

Com uma divisão de tarefas bem aplicada ao cotidiano, trabalho, estudos e vida pessoal serão bem sucedidos.